O núncio apostólico em Angola, D. Novatus Rugambwa, procedeu ontem à ordenação do novo bispo da diocese de Ondjiva (Cunene), dom Pio Hipunyati, nomeado para o cargo em Novembro de 2011 pela Santa Sé.
Numa homilia marcada pela presença de milhares de fiéis, D. Novatus Rugambwa, pediu aos cristãos para cultivarem a fé, a união e o respeito entre irmãos, para que a paz reine nos corações e as sociedades estejam verdadeiramente reconciliadas.
O núncio apostólico exortou os cristãos a serem um povo que busca o desenvolvimento pleno e harmonioso dentro da convivência espiritual e pediu ao novo bispo para servir o seu povo nesta nova missão, “com muita entrega, amor e dedicação”.
“O sacerdócio ultrapassa as barreiras da tribo, da cor, da língua ou da cultura. E contrariamente à lógica do Mundo, o episcopado significa trabalho e o bispo tem a obrigação de servir, seja uma criança, jovem ou adulto”, salientou D. Novatus Rugambwa.
O novo bispo prometeu maior empenho e dedicação na sua nova e nobre tarefa, assim como dar sequência ao trabalho realizado pelo seu antecessor. Nesta missão, a sua prioridade vai para a presença missionária da igreja no município do Kuroca, bem como a aposta na educação da juventude.
D. Pio Hipunyati nasceu a 14 de Novembro de 1964 em Ounonge, município de Namacunde, província do Cunene. Fez os seus estudos primários e missionários nesta província, na Huíla e em Luanda.
Foi ordenado sacerdote em Julho de 1998 e padre em Dezembro do mesmo ano. Licenciado em Direito Canónico pela Universidade Católica Portuguesa, onde fez a pós-graduação em Jurisprudência Canónica, exercia a função de superior da Missão Católica de Omupanda, em Ondjiva.
Fonte: Apostolado