Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.4 C
Lisboa
More

    Cuba envia mais médicos para Angola

    O embaixador de Cuba em Angola, Pedro Ross Leal, anunciou ontem, em Luanda, a vinda este ano para o país de mais 1.300 médicos, dos quais 265 devem chegar já nos próximos dias.

    O diplomata cubano fez este anúncio à imprensa depois de ter sido recebido em audiência pelo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e esclareceu que este número pode ser superior, uma vez que Cuba tem disponibilidade para tal. Aliás, existe um plano para ampliar a cooperação neste domínio, “mas achamos que o importante é também formar médicos angolanos”, adiantou.

    Pedro Ross Leal esclareceu que existem alunos de cerca de 36 países a estudar Medicina no seu país, e que os angolanos são os estrangeiros que têm melhor aproveitamento e estabilidade na Universidade de Santiago de Cuba.

    Sublinhando o crescente desenvolvimento das relações de colaboração entre os dois países, referiu que “existem cinco escolas de Medicina em Angola, nas províncias de Cabinda, Benguela, Huambo, Lubango e Malange, com 1.700 jovens angolanos que estão a ser instruídos por especialistas cubanos, no total de um quadro de professores composto por 1.300 médicos”. Existem ainda no nosso país mil médicos cubanos que trabalham num programa de combate à malária. Convidado a fazer um balanço das relações entre os dois países, o embaixador cubano qualificou-as de excelentes e realçou o reconhecimento do seu governo pelo apoio que tem recebido dos parceiros angolanos na batalha “pelo levantamento do brutal bloqueio económico” contra a ilha das Caraíbas, imposto pelos Estados Unidos.

    Reconheceu também com orgulho a posição de Angola e a onda de solidariedade dos angolanos pela libertação dos cinco cubanos detidos ilegalmente nos Estados Unidos. “É um motivo de orgulho para nós”, disse. O embaixador de Cuba em Angola disse, por último, que o encontro com o Vice-Presidente da República serviu para analisar os progressos da última visita de Fernando da Piedade Dias dos Santos a Cuba. “Foi uma visita muito proveitosa, teve um impacto muito grande no nosso país e também nas relações bilaterais”, concluiu.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema