Segunda-feira, Maio 13, 2024
20.8 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte ganha Tribunal de Comarca

    O sistema judicial no Cuanza Norte conta desde hoje, terça-feira, com o primeiro dos quatro tribunais de Comarca previstos, no âmbito da implementação do novo mapa Judiciário angolano.

    Com competências genéricas para atender os municípios do Cazengo e Lucala, avança Angop, o Tribunal de Comarca do Cazengo foi inaugurado pelo presidente do Tribunal Supremo, Rui Ferreira.

    A infra-estrutura comporta 17 gabinetes para magistrados judiciais e do ministério público, quatro salas de audiências, dois cartórios judiciais, secretária da Procuradoria da Republica, entre outras dependências.

    O Tribunal de Comarca do Cazengo instalado no âmbito da reforma judiciária e a implementação do novo mapa judiciário do país, em conformidade com a Lei nº. 2/15 – Lei da Organização e Funcionamento dos Tribunais da Jurisdição Comum, conta com um colectivo de 12 juízes, 23 oficiais de justiça e seis magistrados do ministério público.

    Na ocasião, Rui Ferreira afirmou que objectivo é aproximar os órgãos de justiça cada vez mais à população.

    Disse que o referido tribunal tem competências e está preparado para julgar, em primeira instância, todos os casos, independentemente, da sua natureza, desde que não seja da competência de outros tribunais de Comarca.

    Salientou que a reforma do direito é um trabalho de todos os organismos estatal e indispensável à consolidação do Estado de Direito e Democrático, assim como para o resgate da confiança dos cidadãos nacionais e dos investidores no sistema judiciário angolano.

    Presente ao acto, o sub-procurador titular no Cuanza Norte, Tito Cassule, afirmou que o tribunal vai conferir maior dinâmica e agilidade na administração da justiça na região.

    Já o governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, reconheceu que a inauguração deste tribunal e de outros subsequentes representa um ganho para a província e na vida dos munícipes.

    Por seu turno, o delegado da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), no Cuanza Norte, Edson Lionjanga, referiu que os tribunais de comarca devem representar um maior acesso à justiça e perspectiva de uma melhor tutela jurisdicional dos cidadãos.

    Para isso, solicitou o estabelecimento de juízes de garantia de instrução criminal nos tribunais, em conformidade com o artigo 186º da Constituição da Republica de Angola, e a instalação de salas de advogados em todos os tribunais judiciais.

    Manifestou preocupação pelo facto de juízes e magistrados do ministério público sentarem-se à mesma mesa durante as audiências de discussão e julgamento, contrariando o artigo 85º da a Lei nº. 2/15 – Lei da Organização e Funcionamento dos Tribunais da Jurisdição Comum.

    Para si, a inobservância destes pressupostos constituem obstáculos à administração da justiça.

    O segundo tribunal de Comarca será inaugurado quarta-feira, na cidade do Dondo, município de Cambambe, a 75 quilómetros de Ndalatando (sede da província), ficando para a fase posterior os do Golungo Alto e Ambaca.

    Com a entrada em funcionamento dos tribunais de Comarcas extinguem-se os tribunais provinciais e municipais.

    No quadro da reforma da justiça e do direito, em curso no país, o Executivo prevê instalar faseadamente 60 tribunais de Comarca e cinco da Relação.

    Os tribunais de Comarca podem compreender o território de um ou de vários municípios da mesma província judicial, tendo jurisdição na respectiva área e que pode ser desdobrada em salas de competência especializada ou de pequenas causas e criminais, designando-se pelo nome do município sede.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A batalha global de chips entre os EUA, UE e a China intensifica-se com o aumento dos subsídios e restrições comerciais

    As superpotências lideradas pelos EUA e pela União Europeia canalizaram quase 81 mil milhões de dólares para o lançamento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema