Quinta-feira, Maio 2, 2024
11.7 C
Lisboa
More

    Criadores de gado na transumância

    Os criadores tradicionais de gado bovino de alguns municípios da província da Huíla estão a antecipar o processo de transumância, devido à falta de pasto e água, causada pela estiagem que assolou a região durante os últimos três meses.
    O director provincial do Instituto dos Serviços Veterinários, Miguel Barbosa, salientou que a transumância do gado bovino começa normalmente entre Junho e Julho, mas devido à falta de pasto e água, os criadores são obrigados a antecipar o processo.
    No município dos Gambos, onde está concentrado o grosso do gado da província da Huíla, os criadores estão a abandonar as áreas áridas e quase secas em direcção ao corredor entre a fazenda Jamba e o município da Cahama, no Cunene, salientou o responsável.
    Miguel Barbosa disse que, apesar das chuvas voltarem a caír com regularidade, este fenómeno de abandono das áreas de pasto também se regista em algumas localidades dos municípios da Matala, Quipungo e Chibia.
    O director provincial esclareceu que em consequência da estiagem, a campanha de vacinação animal está atrasada e os criadores furtam-se a levar o gado às mangas de vacinação, alegando que os animais não possuem peso suficiente e pasto para serem vacinados.
    Para imunizar o maior número de cabeças de gado, o instituto optou pela campanha em bloqueio, que consiste em instalar brigadas nos locais de maior concentração de gado e ir ao encontro dos criadores, referiu Miguel Barbosa.
    Quanto à situação do gado dos fazendeiros, disse, não é preocupante, porque maior parte deles têm furos de água, pasto, ração e vão ser contemplados com a campanha de vacinação.

    Imunização do gado

    Cerca de 900 mil cabeças de gado bovino, dos 14 municípios da província da Huíla, vão ser imunizadas contra a peripneumonia contagiosa, carbúnculos hemático, sintomático e dermatite nodular, no âmbito da campanha de 2012.
    A campanha, que decorre entre os meses de Abril e Maio, é coordenada pelo Instituto dos Serviços Veterinários da Huíla e visa garantir a sanidade animal e salvaguardar a saúde pública.
    O director Miguel Barbosa garantiu que as condições, em termos de doses de vacinação, câmaras frigoríficas, meios de transporte e brigadas estão mobilizadas.
    Neste momento, a instituição tem preparadas as 900 mil doses de vacinas, câmaras frigoríficas, viaturas todo-o-terreno, 24 brigadas compostas por cinco elementos, entre técnicos superiores, médios, básicos, agentes comunitários e tratadores de gado. Miguel Barbosa disse que a maior parte dos municípios já melhorou as mangas de vacinação, os tanques banheiros e outras condições para que a campanha decorra com êxito.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Tarrafal e a Memoria

    O Advogado, Escritor e Político italiano Marco Túlio Cícero escreveu e cito que a "História é testemunha do passado,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema