Segunda-feira, Março 4, 2024
15.5 C
Lisboa
More

    Criação de centros de arbitragem na OAA facilita acesso à justiça dos cidadãos

    IV CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS (FOTO: ANGOP)
    IV CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS (FOTO: ANGOP)

    A criação de centros de arbitragem na Ordem dos Advogados de Angola (OAA), com a implementação de pólos nos principais centros urbanos do país, representará um passo significativo com relação ao acesso dos cidadãos à justiça.

    Esta opinião foi manifestada hoje, na cidade do Huambo, pelo professor universitário Lino Diamvutu, quando apresentava o tema “A Ordem dos Advogados na institucionalização da arbitragem”, inserido na IV conferência nacional dos advogados, que decorre desde quinta-feira.

    Na visão do académico, cabe à Ordem dos Advogados Angolanos desempenhar, de forma exemplar, o seu papel na defesa dos cidadãos carenciados, facilitando o seu acesso à justiça, através da criação de um centro de arbitragem com diferentes pólos nos grandes centros urbanos do país.

    Explicou que o profissional de direito tem a missão de defender os interesses do seu cliente no juízo arbitral, tal qual o faria no processo judicial, razão pela qual a OAA deve continuar firme na promoção da formação da classe e da sociedade em geral, sobre as matérias ligadas à arbitragem.

    O professor Lino Diamvutu explicou que no processo arbitral o advogado exerce quatro papéis fundamentais, designadamente advogado de parte, consultor de parte, consultor de órgão arbitral e o de árbitro.

    O encontro, que termina ainda hoje, está a ser dominado por quatro painéis, designadamente, “A Ordem no reforço e na coesão da classe”, “O estado da reforma da justiça e do direito”, “Advocacia no âmbito da SADC” e a “Advocacia e arbitragem”. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Campos Neto diz que inflação de serviços é ponto de atenção e vê pressão de salários

    A inflação de serviços no Brasil é um ponto de atenção, com salários começando a “pressionar um pouco” os...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema