Sexta-feira, Abril 19, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    Cresce nível de exigência nos Serviços de Migração

    O Programa de Modernização e Excelência do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), lançado ontem, em Luanda, prevê mais formação para os funcionários, além de uma selecção mais exigente e vigorosa, através de testes psicotécnicos.
    Denominado Promoex, o programa estabelece práticas padronizadas e indicadores de operacionalidade de serviço público exigentes e de alto nível. A avaliação dos funcionários passa a ser mais vigorosa, passando a incluir, na sua ponderação, as contribuições dos utentes. Ao nível das queixas e reclamações, o serviço também vai ser reforçado.
    O ministro do Interior, Sebastião Martins, que presidiu à cerimónia, considerou o projecto abrangente e estruturante, pela sua qualidade e dimensão e um motivo de orgulho para o sector. “Trata-se de uma atitude que responde aos desafios de mudança que temos exigido aos diferentes responsáveis do Ministério do Interior aos distintos níveis e que prima pelo exemplo de excelência que nos transmite a todos”, notou o ministro.
    A materialização do programa, disse o ministro, revela a consciência de objectivos estratégicos claros para a instituição em várias áreas de trabalho. A sua concretização, acrescentou, vai assegurar ao Serviço de Migração e Estrangeiros uma metodologia de actuação de valor acrescentado, perceptível em todas as suas facetas.
    A estratégia subjacente ao Promoex, disse o ministro, assenta em três pilares estratégicos de actuação: Estratégia de Identidade Institucional, das Tecnologias de Informação e, em terceiro lugar, o pilar que sustenta, na realidade, toda a estratégia, os Recursos Humanos. O primeiro, centrado na identidade institucional do organismo, inclui um programa de uniformização da imagem corporativa do Serviço de Migração e Estrangeiros, em todos os seus suportes de comunicação, o alinhamento do comportamento organizacional, no que aos colaboradores diz respeito e o desenvolvimento de um site institucional com múltiplos serviços acessíveis através da Internet. Assenta ainda no desenvolvimento de uma plataforma de comunicação virtual interactiva e eficaz, suportado por um Plano Estratégico de Marketing e Comunicação.
    No campo das tecnologias de informação, o segundo pilar, o Promoex reforça a segurança e a fiabilidade das comunicações electrónicas e do próprio portal institucional em fase de desenvolvimento. Já o pilar que sustenta a estratégia do programa, os Recursos Humanos, o ministro disse que o Serviço de Migração e Estrangeiros vai procurar adequar cada vez mais os seus efectivos aos desafios do futuro e seleccionar com mais rigor e qualificar os quadros que colaboram com o organismo.
    Os arquivos do Serviço de Migração e Estrangeiros vão igualmente sofrer uma intervenção profunda de digitalização, passando a própria circulação de documentos no interior do órgão a ser realizada através de plataformas digitais.

    O ministro Sebastião Martins disse que a automatização de processos e serviços vai assegurar uma maior eficácia de resposta aos utentes. “Este é um campo de actuação que, sendo de vital importância para o Serviço de Migração e Estrangeiros, virá a revelar-se, de futuro, fundamental para a modernização de outras áreas no nosso Ministério e quiçá, de outros organismos públicos em Angola.”
    O titular da pasta do Interior assegurou que destes objectivos muitos estão já concretizados e a divulgação da sua execução acontece em breve. Outros devem terminar ainda este ano, segundo o ministro. Sebastião Martins disse que o projecto “se assumirá como um marco na história do Serviço de Migração e Estrangeiros, do Ministério do Interior e do futuro de Angola”.
    O acto de apresentação do projecto, ocorrido no anfiteatro do Ministério do Interior, teve a presença de membros do Executivo, do corpo diplomático acreditado no país e dos conselhos consultivos dos órgãos executivos centrais do Ministério.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI altera regras para acelerar acordos de dívida com países em desenvolvimento e evitar atrasos causados pela China

    O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional apoiou uma mudança importante para dar-lhe mais liberdade para apoiar países em...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema