Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    CPLP preocupada com a situação vigente na Guiné-Bissau

    A Comunidade de Países de Língua Portuguesa está preocupada com a crise política guineense. Murade Murargy, em entrevista à RFI, declarou-se igualmente expectante quanto à decisão que irá tomar o presidente José Mário Vaz.

    José Mário Vaz, presidente da Guiné-Bissau (AFP / SIA KAMBOU)
    José Mário Vaz, presidente da Guiné-Bissau
    (AFP / SIA KAMBOU)

    O secretário executivo da CPLP diz-se muito preocupado com a situação vigente na Guiné-Bissau e declara-se expectante quanto à decisão que o presidente do país deverá tomar depois de o PAIGC ter proposto novamente Domingos Simões Pereira para o cargo do qual foi demitido na semana passada.

    O Presidente José Mário Vaz demitiu executivo liderado por Domingos Simões Pereira, alegando por parte do Governo “sinais de obstrução à justiça” .

    O Executivo de DSP estava em funções na Guiné-Bissau há cerca um ano. Foi eleito por maioria absoluta e no decurso destes meses recebeu duas moções de confiança aprovadas por unanimidade na Assembleia Nacional Popular. Este era igualmente um elenco apoiado pela comunidade internacional.

    Depois da demissão, que aconteceu a 12 de Agosto, e nos termos da Constituição, Jomav pediu ao PAIGC, na qualidade de partido mais votado nas últimas eleições, que indicasse um novo nome para primeiro-ministro. O partido voltou a propor Domingos Simões Pereira para a liderança do Governo.

    Na opinião de João Seidibá Sani, presidente da comissão criada pelo Parlamento da Guiné-Bissau para a revisão da Constituição, a Lei Magna do país “é a principal fonte” das recorrentes crises políticas.

    Em declarações à agencia Lusa, João Seidibá Sani, entende que a Constituição da Guiné-Bissau não clarifica os poderes, situação que leva a interpretações erradas. Para o presidente da comissão para a revisão da Constituição, o país necessita de uma Lei Magna adaptada ao momento actual. (rfi.fr)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema