Quarta-feira, Maio 29, 2024
26.4 C
Lisboa
More

    CPLP avança com mecanismos de resposta coordenada a catástrofes

    Euronews | João Paulo Godinho

    Unidos pela tragédia recente em Moçambique, os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa anunciaram a criação de mecanismos de intervenção coordenada para responder a catástrofes.

    A passagem do ciclone Idai na zona da Beira, que resultou na morte de pelo menos 603 pessoas, foi o derradeiro alerta na CPLP para o impacto das alterações climáticas.

    A Cidade da Praia, em Cabo Verde, acolheu esta segunda-feira o encontro preparatório da quinta reunião dos Ministro do Interior e da Administração Interna. E foi aqui que o representante cabo-verdiano, Paulo Rocha, defendeu a necessidade dos membros da CPLP se unirem perante um problema global.

    “A questão das alterações climáticas e dos desafios que se colocam aos países insulares e costeiros tem merecido uma preocupação no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A catástrofe natural em Moçambique despoletou ainda mais esta preocupação”, frisou.

    O modelo de cooperação, tendo em conta a preocupação causada pelo ciclone Idai que atingiu Moçambique, mas não só, vai ser abordado ao longo destes dois dias de trabalhos que antecedem a reunião ministerial, “enquadrado neste contexto das alterações climáticas e vulnerabilidades”.

    O objectivo, explicou Paulo Rocha, é “saber como e quem deve reagir”. E acrescentou: “Para não estarmos sempre na perspectiva de onde vamos procurar os meios, mas saber quem activar e em que momento”.

    Apesar de admitir que nem todos os países vão avançar ao mesmo ritmo, o responsável cabo-verdiano espera ver progressos significativos a curto prazo: “A presidência de Cabo Verde é de 2018 a 2020. Acredito sinceramente que até 2020 estaremos muito avançados em matéria de mobilidade”.

    A reunião ministerial no âmbito da CPLP realiza-se esta quarta-feira, na Cidade da Praia.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Polícia faz novas buscas no caso de influência russa no Parlamento Europeu

    O procurador-geral da Bélgica afirma que um funcionário do Parlamento Europeu desempenhou um "papel significativo" numa presumível operação de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema