Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    CPJ condena Presidente sul-sudanês por ameaçar matar jornalistas

    O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir(Foto: Adriane Ohanesian/Reuters/VEJA)
    O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir(Foto: Adriane Ohanesian/Reuters/VEJA)

    O Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) condenou as declarações feitas pelo Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, em que ele ameaçou matar os jornalistas por reportagens “contra o país”.

    Num comunicado transmitido esta semana à PANA, o CPJ declarou que o Presidente Kiir lançou a ameaça domingo último no aeroporto da capital, Juba, antes de partir para Addis Abeba, na Etiópia, para participar em negociações de paz com o antigo Vice-Presidente, Riek Machar.

    O Presidente Kiir e Machar estavam sob pressão para assinar um acordo de paz negociado pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), um bloco de oito países da África Oriental, ou ser objeto de sanções internacionais.

    Dezenas de milhares de pessoas teriam morrido e quase dois milhões abandonaram as suas casas desde que a guerra civil eclodiu, em dezembro de 2013, entre as forças leais a Kii e as que apoiam Machar.

    Segundo o comunicado, na sequência de queixas sobre o dossiê da liberdade de imprensa do seu Governo, Kiir declarou aos jornalistas no aeroporto que « se alguém  entre os jornalistas não sabe que este país matou pessoas, vamos demonstrá-lo, um dia. A liberdade de imprensa não significa que vocês trabalhem contra o país ».

    « O líder de qualquer país que ameaça matar jornalista é extremamente perigoso e isso é totalmente inaceitável », observou o representante do CPJ na África Oriental, Tom Rhodes. (panapress.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema