Sábado, Abril 20, 2024
22.6 C
Lisboa
More

    Covid-19: MSF pede resposta urgente face ao aumento de casos em Bissau

    Face ao aumento «dramático do número de casos da Covid-19 em Bissau», a Organização Médicos Sem Fronteiras apela a uma resposta urgente e a «uma melhor coordenação e uma ampliação de esforços de todos os envolvidos na resposta à pandemia».

    No comunicado enviado hoje aos órgãos de comunicação, a Organização Médicos Sem Fronteiras pediu uma resposta concertada das autoridades para fazer face ao aumento «dramático do número de casos da Covid-19» no país.

    De acordo com o documento, a Guiné-Bissau é um dos países mais atingidos, em termos de casos per capita no continente africano. O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus aumentou 15 vezes nas duas últimas semanas, passando de 54 casos, a 30 de Abril, para mais de 836 casos positivos.

    A chefe de missão da MSF em Bissau, Mónica Negrete, explica que o aumento dramático revela que o vírus continua a propagar-se rapidamente nas comunidades, apesar das medidas adoptadas pelas autoridades.

    Outro elemento preocupante é o número de profissionais de saúde do Hospital Nacional Simão Mendes que contraíram a Covid-19 e que estão impossibilitados de trabalhar.

    A organização humanitária internacional refere que tem estado a apoiar os profissionais de saúde e pacientes, tem auxiliado o centro de atendimento telefónico Covid-19 e disponibilizou duas equipas para fazer o rastreamento de contactos e monitorização de casos suspeitos.

    Porém, a MSF reconhece que é necessário reforçar as medidas ao nível da capital e das outras regiões do país. A Organização apela a uma resposta urgente e uma melhor coordenação dos esforços de todos os envolvidos, autoridades, profissionais de saúde e comunidades, na resposta à pandemia.

    A Guiné-Bissau prolongou esta semana o estado de emergência, até 26 de Maio e decretou o recolher obrigatório, bem como o uso obrigatório de máscaras.O país regista actualmente 836 casos e três óbitos associados à Covid-19.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Terminam audiências de julgamento por escândalo ‘Panama Papers’

    As audiências do julgamento por suposta lavagem de dinheiro contra os fundadores do extinto escritório de advocacia panamenho Mossack...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema