Sábado, Abril 20, 2024
22.6 C
Lisboa
More

    Cooperativas organizam-se para o crédito do BDA

    As cooperativas agrícolas da província do Bengo estão a trabalhar com o Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado na organização documental e estrutural para aderir ao crédito do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

    A informação foi revelada pela directora do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado do Bengo, Fátima Sebastião, referindo que foram seleccionadas 15 cooperativas agrícolas seleccionadas para concorrer ao financiamento.

    Em declarações à imprensa no final de um encontro com a empresa de consultoria Agro-Promotora e representantes das 15 cooperativas agrícolas seleccionadas, a responsável explicou que a pretensão é financiar, com cerca de 50 milhões de Kwanzas a cada, no quadro do projecto do BDA inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

    Fátima Sebastião disse que o sector tem trabalhado com as administrações municipais no controlo da estatística das associações e cooperativas, acompanhando e traçando políticas de incentivo.

    O problema de concessão e legalização de terra, a construção de infra-estruturas e o acesso ao crédito bancário são as principais dificuldades que as cooperativas agrícolas da província do Bengo enfrentam.

    Já o presidente da cooperativa agro-pecuária Desejo, Sebastião Mateus João, elogiou a iniciativa do Governo, pois caso se concretize permitirá a aquisição de inputs e insumos para melhor desenvolverem a sua actividade.

    Reiterou a necessidade da aquisição de viaturas para facilitar o escoamento de produtos agrícolas.

    Por seu turno, o representante da empresa consultora Agro-Promotora, Justino Soares, disse que o encontro permitiu apresentar as fichas de recolha de informação e documentação das cooperativas seleccionadas pelo Gabinete provincial do Desenvolvimento Económico Integrado do Bengo.

    Durante 15 dias, a empresa consultora Agro-Promotora, contratada pelo Ministério da Economia e Planeamento, visitará as fazendas seleccionadas para constatar o nível de produção, organização para depois elaborar um estudo de viabilidade económica que será submetido ao BDA para possível financiamento.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Terminam audiências de julgamento por escândalo ‘Panama Papers’

    As audiências do julgamento por suposta lavagem de dinheiro contra os fundadores do extinto escritório de advocacia panamenho Mossack...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema