Segunda-feira, Abril 29, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Cooperativas organizam-se para o crédito do BDA

    As cooperativas agrícolas da província do Bengo estão a trabalhar com o Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado na organização documental e estrutural para aderir ao crédito do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

    A informação foi revelada pela directora do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado do Bengo, Fátima Sebastião, referindo que foram seleccionadas 15 cooperativas agrícolas seleccionadas para concorrer ao financiamento.

    Em declarações à imprensa no final de um encontro com a empresa de consultoria Agro-Promotora e representantes das 15 cooperativas agrícolas seleccionadas, a responsável explicou que a pretensão é financiar, com cerca de 50 milhões de Kwanzas a cada, no quadro do projecto do BDA inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

    Fátima Sebastião disse que o sector tem trabalhado com as administrações municipais no controlo da estatística das associações e cooperativas, acompanhando e traçando políticas de incentivo.

    O problema de concessão e legalização de terra, a construção de infra-estruturas e o acesso ao crédito bancário são as principais dificuldades que as cooperativas agrícolas da província do Bengo enfrentam.

    Já o presidente da cooperativa agro-pecuária Desejo, Sebastião Mateus João, elogiou a iniciativa do Governo, pois caso se concretize permitirá a aquisição de inputs e insumos para melhor desenvolverem a sua actividade.

    Reiterou a necessidade da aquisição de viaturas para facilitar o escoamento de produtos agrícolas.

    Por seu turno, o representante da empresa consultora Agro-Promotora, Justino Soares, disse que o encontro permitiu apresentar as fichas de recolha de informação e documentação das cooperativas seleccionadas pelo Gabinete provincial do Desenvolvimento Económico Integrado do Bengo.

    Durante 15 dias, a empresa consultora Agro-Promotora, contratada pelo Ministério da Economia e Planeamento, visitará as fazendas seleccionadas para constatar o nível de produção, organização para depois elaborar um estudo de viabilidade económica que será submetido ao BDA para possível financiamento.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BNA aprova Visão do Sistema de Pagamento em Novembro

    O Banco Nacional de Angola (BNA) prevê aprovar a Visão do Sistema Nacional de Pagamento, para o período 2023/2028,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema