Sábado, Maio 18, 2024
15.3 C
Lisboa
More

    Cooperativas de camponeses recebem crédito do Banco Sol

    Um total de 176 camponeses associados em cooperativas na comuna do Hoque, município do Lubango, província da Huíla, receberam na segunda-feira, do Banco Sol, empréstimos no valor global de 34 milhões e 444 mil de kwanzas.
    Numa primeira fase, foram abrangidos os camponeses de quatro associações e seis cooperativas.
    Fernando Tito, da cooperativa Nova Vida, congratulou-se, em nome dos camponeses associados do Hoque, com a distribuição dos insumos e instrumentos de trabalho inseridos no programa de crédito de campanha agrícola do Banco Sol. O camponês afirmou que o crédito é uma forma que visa impulsionar a actividade dos trabalhadores da terra, porque recebem sementes, instrumentos de trabalho e fertilizantes.
    “A acção permite aos camponeses aumentar os níveis de cultivo. Multiplicam-se as culturas para o bem-estar das populações”, disse Fernando Tito. “Os beneficiados comprometem-se a fazer o reembolso dentro dos prazos estabelecidos”, acrescentou.
    A directora do micro crédito do Banco Sol, Carla Manuel, informou que a nível do município do Lubango foram assinados vinte contratos. Acrescentou que o regulamento do crédito agrícola tem uma cláusula que todos os outros bancos envolvidos salvaguardam.
    “O governo salvaguardou esta parte dos camponeses no caso de, eventualmente, haver calamidades naturais. A taxa é bonificada”, reforçou.
    O presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, informou que, para a comuna do Hoque, além de sementes diversas e instrumentos de trabalho, estão disponíveis mais de mil 200 sacos de fertilizantes.

    O gestor recordou que os camponeses da comuna já beneficiaram de apoios do Banco Sol. Os resultados estão a ser positivos, o que permite aumentar os níveis de produção das culturas das famílias, contribuindo para o combate à fome e à pobreza no meio rural.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema