Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Cooperação espanhola vai continuar apoiar projectos que visam desenvolvimento das comunidades

    Luanda – A cooperação espanhola vai continuar apoiar o Executivo angolano em projectos que visam contribuir para a melhoria das condições socioeconómica das comunidades, disse quinta-feira, em Luanda, o representante da cooperação espanhola em Angola, Josep Puing.

    De acordo com o responsável, que falava à Angop, no acto da apresentação dos resultados do “Programa Especial de Segurança Alimentar (PESA)”, influenciou na melhoria das condições de vida dos camponeses. Para Josep Puing, o projecto implementado inicialmente nas províncias do Bié e Huambo, de 2006 a 2009, está a evoluir para outras províncias, tendo em conta os resultados alcançados.

    Segundo o interlocutor, espera que o respectivo projecto, financiado pela cooperação espanhola e os seus resultados, tenha ajudado a administração angolana e os agricultores durante a sua etapa de implementação.

    “Acredito que o Programa de Segurança Alimentar permitiu ao Executivo angolano implementar a sua estratégia nacional, através do fortalecimento da capacidade de quadros, para garantir os direitos humanos e uma alimentação apropriada.

    De acordo ainda com o representante da cooperação espanhola, o projecto garantiu a implementação dos direitos humanos com uma alimentação adequada, capacitação dos camponeses para garantir um melhor uso das terras e a realização de boas práticas durante e depois das actividades agrícolas.

    Segundo disse, o projecto evolui paulatinamente para as outras províncias e tem contribuído na valorização das zonas rurais do país.

    Considerou que agricultura familiar como sendo pilar básico do desenvolvimento rural, humano e sustentável. “São as famílias que realmente formam Angola e os angolanos, a terra é a raiz comum de todos os nacionais”, considerou.

    Para ele, a cooperação espanhola vai continuar apoiar o projecto para que os avanços alcançados nas províncias onde foram implementados inicialmente possam se estender a outras.

    A metodologia das Escolas de Campo (ECA), os diagnósticos dos sistemas agrários, o fortalecimento das Escolas de Desenvolvimento Agrária (EDA) são, entre outros, programas que o Executivo angolano deve continuar a implementar para o desenvolvimento das comunidades.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema