
Com o objectivo de resgatar 200 mil milhões de kwanzas que circulam fora do circuito bancário, o Banco Nacional de Angola (BNA) lançou duas novas contas, dirigidas essencialmente a clientes de baixos rendimentos. Os dois produtos fazem parte de um acordo subscrito com oito bancos comerciais: Banco de Poupança e Crédito (BPC); Banco de Negócios Internacional (BNI); Banco Sol; Banco Comercial Angolano (BCA); Banco de Fomento Angola (BFA); Banco Keve; Banco Bai Micro-Finanças (BAI) e o Banco de Investimentos e Crédito (BCI).
O “Depósito Bankita” dá direito à abertura de conta, a partir de 100 kwanzas, cerca de 1 dólar, dispensando a obrigatoriedade de apresentação do bilhete de identidade, bastando para tal, o simples preenchimento de um formulário e inclui a emissão de um cartão multicaixa.
Já o “Depósito Bankita a Crescer” é um produto reservado à captação de poupanças de clientes de maior capacidade financeira, exigindo para a sua abertura, um valor mínimo de 1000 kwanzas. O governador do BNA, José de Lima Massano, afirmou que estes produtos “visam captar não apenas a poupança, mas igualmente a estimular o investimento”.
Fonte: Exame
Fotografia: Exame