O iPad vai continuar a liderar o segmento dos tablets durante alguns anos, segundo as previsões da Gartner. Só em 2012 o tablet da Apple deverá alcançar uma quota de mercado na ordem dos 61 pontos percentuais
A previsão surge no mais recente relatório da consultora dedicado ao segmento dos tablets, que indica que as vendas deste tipo de dispositivos vão quase duplicar em relação ao ano passado.
De acordo com a Gartner, até ao final de 2012 deverão ser vendidos em todo o mundo quase 119 milhões de tablets, mais do que os 60 milhões de tablets vendidos no ano passado.
Deste total, 61.4 por cento das vendas deverão pertencer ao tablet da Apple, mesmo com o lançamento previsto de tablets com Windows 8, a próxima geração do sistema operativo da Microsoft, ou o lançamento global do Kindle Fire, o tablet low cost da Amazon, acredita a consultora.
Em comunicado Carolina Milanesi, research vice president da Gartner, afirma que «apesar de os fabricantes de PC e smartphones quererem uma fatia do bolo [do mercado dos tablets] lançando-se eles próprios no segmento, até agora, vimos muito pouco sucesso fora da Apple e do iPad».
A analista considera ainda que «muitos fabricantes vão esperar pela chegada do Windows 8 e vão tentar entrar no mercado com uma abordagem de duas plataformas, na esperança de que a marca Microsoft possa ajudá-los tanto no mercado empresarial como no mercado de consumo».
Relativamente ao sistema operativo da Microsoft, a consultora prevê que este não terá grande sucesso, pois apenas deverá alcançar uma quota no mercado dos tablets de 4.1 por cento em 2012 e 11.8 por cento em 2016.
No meio das duas gigantes da informática deverá ficar o sistema operativo Android, ao alcançar uma quota de mercado de 31.9 por cento dos tablets vendidos em 2012, indica o estudo.
Fonte: SOL