Quarta-feira, Julho 24, 2024
30.8 C
Lisboa
More

    Construir casa própria é um sonho muito difícil de realizar

    O docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Adilson Fontoura, reconheceu hoje, sábado, em Luanda, que construir casa própria ainda é para muitos jovens um sonho difícil de realizar a nível nacional.

    O académico, que falava durante a palestra sobre “A Problemática da Juventude e o Sonho da Casa Própria”, frisou que o material está cada vez mais caro e os preços não estão ao alcance de todos.

    “Com a subida exorbitante das rendas de casa são muitas as pessoas que procuram construir moradias próprias, o que nem sempre é possível por falta de recursos”, afirmou.

    Reconheceu não ser fácil para uma pessoa sem emprego ou que trabalha informalmente alugar uma casa na cidade de Luanda, numa outra província ou até mesmo nos bairros periféricos, onde uma casa com um quarto e uma sala, por exemplo, é arrendada à cinco mil kwanzas por mês.

    “Na cidade um apartamento de dois quartos, uma sala, cozinha e quarto de banho pode custar o equivalente a 600 dólares americanos por mês, com a agravante de que o interessado tem de pagar, no mínimo, seis meses adiantados”, disse.

    Realçou que daí que a maioria das famílias opte por erguer a sua própria casa, muitas vezes sem pensar na localização, porque o mais importante é conseguir espaço para construir e safar-se das residências dos senhorios.

    Concluiu que mais difícil ainda se torna quando o espaço é adquirido por pessoas singulares que, contra todas as normas estabelecidas por lei, comercializam os terrenos a preços exorbitantes.

    “Os terrenos localizados nos arredores da cidade também não estão ao alcance de qualquer um, mas as necessidades são tão grandes que as vezes deixam as pessoas sem opção”, lamentou o académico.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema