Domingo, Abril 14, 2024
21.6 C
Lisboa
More

    Conselho de Segurança da ONU discute projeto de resolução contra a Síria

    O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta sexta-feira a portas fechadas em Nova York para discutir a crise política na Síria e a proposta de uma resolução condenado a violência no país, apresentada pelo Marrocos.

    Segundo fontes diplomáticas, o Marrocos apresentou um projeto de resolução de consenso entre os países árabes e ocidentais prevendo a saída de Bashar Al Assad do poder, como defende a Liga Árabe.A Rússia, tradicional aliada do regime sírio, já declarou que é contrária ao texto da comunidade ocidental. O novo projeto de resolução, que substitui um documento anterior proposto pelos russos, prevê a saída do presidente Bachar al-Assad, como defende a Liga Árabe.

    Os russos propuseram recentemente um documento considerado insuficiente pela comunidade internacional, porque coloca no mesmo nível o governo sírio e a oposição. O novo texto do Conselho de Segurança foi redigido pelos diplomatas britânicos e franceses, com a consultoria do Qatar, Marrocos, Estados Unidos, Alemanha e Portugal. O documento pode ser votado na próxima semana.

    Nesta sexta-feira, a Árabia Saudita declarou que vai reconhecer o Conselho Nacional Sírio como representante official do povo sírio, segundo um representante da oposição, Ahmad Ramadan. Ele não deu detalhes sobre quando o governo saudita deverá anunciar a decisão, e não sabe se os outros cinco estados membros do Conselho de Cooperação do Golfo também adotariam a mesma posição.

    O país retirou seus observadores da missão da Liga Árabe, criticados pela incapacidade em colocar um fim na violência na Síria.Disposto a resistir, o Exército sírio lançou ontem uma ofensiva contra os opositores em várias cidades do país, como Homs e Hama. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos afirma que apenas em Homs pelo menos 26 pessoas foram mortas nesta quinta-feira, sendo nove crianças.

    Fonte: RFI

    Foto: AFP /YOU TUBE

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Irão lança ataque com mais de 100 drones contra Israel em retaliação

    O Irã lançou um ataque com drones contra Israel em um ato de retaliação, neste sábado (13). “Compreendemos essas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema