O Governo da Província do Moxico assumiu, na segunda-feira, no Luena, a responsabilidade de aplicar na íntegra o Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento para o Combate à Fome e a Pobreza nas comunidades.
A decisão saiu da quarta sessão ordinária do Conselho da Província, orientada pelo governador João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que aprovou projectos para serem executados nos próximos dias.
A reunião aprovou um programa de emergência no valor de 17 milhões de kwanzas para acudir às vítimas das calamidades naturais e entregou a gestão do fundo à Administração Municipal do Luena.
O Conselho da Província do Moxico decidiu igualmente que os programas de desminagem devem serem aprovados pelo Governo, de modo a salvaguardar as áreas de maior interesse e aconselhou os administradores municipais a prestarem informações ao Governo sobre todas as acções de desminagem na sua jurisdição.
O encontro passou em revista o programa de crédito agrícola na província e sugeriu que as administrações municipais trabalhem com as associações de camponeses, de modo a orientá-las nos procedimentos a ter em conta na preparação de documentos e a tornar o processo mais célere. Em relação à juventude, o Conselho defendeu o apoio à instalação do Conselho Provincial da Juventude. A reunião tomou conhecimento das tarefas realizadas no quadro da actualização do registo eleitoral naquela província e aprovou a proposta de realização de uma Conferência Provincial sobre o Desporto, apresentada pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos.
Fonte: Jornal de Angola