Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Conselho da ONU acerta ‘principais pontos’ sobre resolução síria

    A

    (AFP)
    (AFP)

    s cinco potências mundiais chegaram a um acordo, nesta quarta-feira, sobre os “principais pontos” de um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a destruição das armas químicas da Síria, informaram fontes das Nações Unidas.

    Segundo um diplomata, Estados Unidos, França, Rússia, China e Grã-Bretanha (os cinco membros permanentes do Conselho) estão de acordo sobre os “principais pontos” do texto.

    “Importantes avanços ocorreram sobre certos pontos, mas permanecem algumas divergências e será preciso prosseguir com as negociações”, destacou outra fonte.

    Um diplomata russo revelou à AFP “que as discussões ainda não terminaram sobre certos pontos essenciais”, sem dar detalhes.

    As negociações envolviam, até agora, a menção ou não no texto do Capítulo VII da Carta da ONU, ao qual a Rússia se opunha. O capítulo autoriza obrigar um país a cumprir a decisão do Conselho de Segurança.

    Segundo um diplomata ocidental, o projeto de resolução menciona a possibilidade de se adotar, no futuro, “medidas com base no Capítulo VII”, caso o presidente sírio, Bashar al-Assad, ignore seus compromissos de desarmamento, mas não inclui ameaças imediatas de sanções.

    O projeto de resolução ainda deve ser apresentado aos dez membros não permanentes do Conselho de Segurança antes de ser submetido a votação. (afp.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema