Quinta-feira, Junho 13, 2024
21.4 C
Lisboa
More

    Congresso recomenda rigor nos diagnósticos

    O director provincial da Saúde do Huambo, Frederico Carlos Juliana, solicitou sábado, exortou os técnicos de diagnóstico terapêutico a terem maior rigor e responsabilidade no exercício das suas actividades nos novos serviços hospitalares e centros de saúde.
    Frederico Juliana, que falava na cerimónia de encerramento do II Congresso Nacional de Valência em Tecnologia de Saúde, que decorreu de 20 a 23 Julho, na cidade do Huambo, realçou que os técnicos terapêuticos são uma classe fundamental, imprescindível e indispensável nas unidades sanitárias, e por isso devem ter mais rigor e responsabilidade.
    O director provincial da Saúde defendeu zelo e dedicação profissional para que o diagnóstico efectuado aos pacientes tenha um resultado que lhes facilite obter um tratamento adequado.
    “Ao lado de um bom enfermeiro ou  médico deve existir sempre um excelente técnico de diagnóstico terapêutico”, sublinhou.
    Frederico Carlos Juliana referiu que os mais de 40 trabalhos científicos e conferências apresentados durante o congresso demonstram o grau de desenvolvimento que a classe atingiu, para benefício da população.
    O responsável realçou também que o Executivo angolano está empenhado no melhoramento das condições de vida e que os esforços já empreendidos estão a permitir a implementação dos Programas da Municipalização dos Serviços de Saúde e de Cuidados Primários.
    Os congressistas analisaram assuntos sobre o processo de inserção de técnicos de diagnóstico terapêutico, à luz das novas nomenclaturas profissionais para a carreira e o papel do Ministério da Saúde no acompanhamento das actividades laborais de técnicos de diagnósticos terapêuticos, entre outros.

    O congresso, que decorreu sob o lema “Humanização em tecnologias de saúde, a meta para alcance de um diagnóstico fiável”, juntou no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico do Huambo 417 delegados de 17 províncias do país, com excepção do Zaire. O próximo Congresso Nacional de Valência em Tecnologia de Saúde realiza-se na província de Benguela. O primeiro decorreu em Luanda.

    Prevenção da violência

    Entretanto, o hospital municipal da Caála (Huambo) realiza na sexta-feira e sábado as segundas jornadas médicas. O encontro tem como tema central “A violência como problema de saúde pública”. De acordo com o director do hospital municipal da Caála, Fernando Ferreira Vicente, a escolha do tema resulta do facto de os gestores e profissionais do sector terem concluído que muitos casos de violência que ocorrem no país estão relacionados com a sanidade mental.
    Durante as jornadas serão ainda analisados temas como “A violência contra a mulher e a criança (seus aspectos físicos, psicológicos e sociais)”e  “O planeamento familiar como medida de prevenção de morte materna”.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jerry West, o “logotipo” da NBA morre aos 86 anos

    A antiga estrela do basquetebol americano e três vezes selecionado para o Hall da Fama Jerry West e cuja...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema