Domingo, Maio 26, 2024
21.7 C
Lisboa
More

    Congo: Presidente congolês na Cimeira para Paz e Segurança em África

    O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, deixa Brazzaville quarta-feira para Paris (França) onde ele participará na Cimeira para Paz e Segurança em África, prevista para 6 e 7 de dezembro, anunciou um comunicado de imprensa da Presidência congolesa.

    Presidente Denis Sassou Nguesso (Foto Issouf Sanogo, AFP)
    Presidente Denis Sassou Nguesso (Foto Issouf Sanogo, AFP)

    Durante esta cimeira, que agrupará cerca de 40 países africanos, o Presidente do Congo vai dar a sua contribuição aos debates sobre a paz e a segurança em África, objeto principal desta  reunião, segundo o comunicado de imprensa.

    Os participantes deverão abordar igualmente outros assuntos como a parceria económica e o desenvolvimento sustentável, bem como os esforços das mudanças climáticas.

    Esta reunião deverá abordar as diferentes crises políticas e de segurança que afetam o continente africano, tais como a situação na República Centro Africana (RCA) onde o Exército francês se prepara para intervir ao lado duma força militar da União Africana (MISCA).

    Esta será a segunda operação militar que vai engajar este ano França no solo africano, depois da do Mali.

    Em janeiro de 2013, soldados franceses foram enviados ao Mali para combater grupos islamitas que tinham envadido o norte do país.

    Em maio último, durante o 50º aniversário da União Africana em Addis Abeba, na Etiópia, o Presidente francês, François Hollande, anunciou a organização desta cimeira que será antecedida duma conferência ministerial quinta-feira na capital francesa.

    Outras atividades serão organizadas antes desta cimeira, nomeadamente o fórum sobre  parceria económica, o fórum sobre as 100 inovações para o desenvolvimento sustentável, a proteção das espécies ameaçadas como elefantes, bem como o fórum sobre as inovações em África.

    As Primeiras Damas africanas são igualmente esperadas em Paris onde vai decorrer, à margem da cimeira, uma reunião sobre as violências contra as mulheres, precisa o comunicado. (panapress.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema