Sábado, Março 2, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Conflitos em África avaliados pela ONU

    (Foto: Carlos Campos| Nova Iorque)
    (Foto: Carlos Campos| Nova Iorque)

    O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, participa hoje numa reunião destinada a avaliar a cooperação entre a União Africana e as Nações Unidas, no âmbito da presença angolana em reuniões de alto nível, inseridas no programa da 68ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

     Organizada pela Missão de Observação da União Africana junto das Nações Unidas, com a finalidade de também analisar a situação política geral do continente, em particular os conflitos actuais no Sudão, Sudão do Sul, Egipto e Madagáscar, o encontro é presidido pelo Presidente da Costa do Marfim e conta com a participação dos Chefes de Estado e de Governo dos países membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

    Ainda no quadro da participação de Angola nas reuniões de alto nível, Manuel Vicente deve também participar hoje na reunião do Mecanismo de Fiscalização Regional do Quadro sobre a Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo ( RDC), organizada pelo Secretariado das Nações Unidas.

    O Mecanismo de Fiscalização criado pelo Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação para a RDC e Região dos Grandes Lagos foi rubricado a 24 de Fevereiro, em Addis Abeba, Etiópia, por Angola, representada pelo Vice-Presidente da República, RDC, África do Sul, Tanzânia, Congo Brazzaville, Burundi, Sudão do Sul, Uganda e Ruanda. Os representantes angolanos junto das Nações Unidas e da União Africana, Ismael Martins e Arcanjo do Nascimento, acompanham o Vice-Presidente da República no encontro.

    Para selar a participação da delegação angolana no acontecimento mundial, a secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança, participa  hoje num evento de alto nível­­ sobre Energia Sustentável para os Países Menos Avançados, que pretende avaliar a importância do papel da energia sustentável na redução da pobreza.

     Portadores de deficiência

     O ministro da Reinserção Social, João Baptista Kussumua, também tem hoje uma agenda que reserva a participação numa plenária da Assembleia Geral sobre as pessoas portadoras de deficiência e desenvolvimento, que tem como objectivos despertar a comunidade internacional no sentido de empreender cada vez mais esforços para assegurar que o processo de desenvolvimento inclua as pessoas portadoras de deficiência.

    O encontro deve produzir uma declaração para apoiar os objectivos da convenção do direito das pessoas portadoras de deficiência e outros internacionalmente acordados para os portadores de deficiência. Ainda hoje, de acordo com o programa de participação da comitiva angolana na 68ª Assembleia-Geral da ONU, João Baptista Kussumua vai participar numa mesa redonda sobre “Cooperação regional e internacional para o desenvolvimento inclusivo das pessoas portadoras de deficiência”, que tem como co-presidentes a Espanha e Filipinas.

    Com a realização da mesa redonda, os representantes dos diferentes Estados pretendem tomar medidas adicionais, a nível internacional e regional, para promover e proteger os direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência.

     Debates começam amanhã

    O debate geral começa amanhã, com intervenções pontuais dos Chefes de Estado ou seus representantes. O Vice-Presidente da República discursa na sexta-feira.

    Ainda hoje, decorre a 25ª reunião de peritos do Grupo 77 e China, com a finalidade de preparar os documentos de trabalho a serem presentes à reunião ministerial.

    Os peritos no encontro em que Angola é representada pela embaixadora Margarida Izata, do Ministério das Relações Exteriores, e pelo representante angolano em Genebra, Suíça, Apolinário Correia, vão analisar questões que têm a ver com o comércio internacional, ciência, tecnologia e inovação. (jornaldeangola.com)

    Por Garrido Fragoso| Nova Iorque

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema