Uma conferência que reune especialistas nacionais e estrangeiros encerra hoje a abordagem, sob organização da Associação Chá de Caxinde e da Produtora da Banda, o presente e o futuro do Kuduro.
Sob o lema “Kuduro Angolano para a África e o Mundo”, a conferência iniciada ontem (quinta-feira) em Luanda, vai permitir que os amantes deste estilo musical reconheçam os valores dos artistas e promotores da cultura angolana.
O músico angolano Coréon Dú considerou, ser imprescindível a união entre os intervenientes do género “Kuduro”, para a divulgação do estilo nacional no ocidente.
Para Coréon Dú a falta de solidariedade entre os músicos nacionais, tem provocado enfraquecimento de muitos projectos destes, o que para ele, torna-se prejudicial para a cultura angolana.
O músico angolano sublinhou também a necessidade de se prestar atenção necessária aos artistas do ponto de vista da educação musical, pelo que o conhecimento fundado sobre determinados princípios podem ser usado para educar os jovens.
A conferência fala da origem do estilo “Kuduro”e seus principais mentores.
A conferência visa também congregar pesquisadores angolanos e estrangeiros que estudam o tema kuduro de Angola e de outras origens para criar uma reflexão sobre o kuduro como fenómeno cultural, social e a sua influência no país no mundo.
Fonte: TPA