Segunda-feira, Março 4, 2024
12.5 C
Lisboa
More

    Comité central da FNLA ’deserta’ para Nova Democracia

    Mesmo depois de o Tribunal Constitucional ter resolvido, por via do acórdão judicial que ditou, a dissensão interna que a FNLA viveu durante muito tempo, os últimos sinais indicam que este partido está distante de encontrar a estabilidade.

    Tudo indica haver problemas na direcção do partido, melhor aquilatado com o abandono recente de dois membros do Bureau Político deste partido para a coligação Nova Democracia do deputado Quintino Moreira.

    Embora se possa considerar que a expulsão de Laís Eduardo e de João Castro “Freedom”, entre outros, por Lucas Ngonda, tenha sido uma má jogada deste, a verdade é que se esperava que o partido fechasse os flancos e analisasse internamente os problemas depois daqueles eventos.

    Observadores admitem que a ideia segundo a qual estes outrora antigos membros de confiança de Ngonda estejam a fazer um trabalho de sapa no seio da FNLA é um argumento pouco consistente, quando a dissensão chega até a membros do Bureau Político, de quem, em princípio, se esperaria total lealdade à liderança e aos princípios do partido.

    No passado dia quatro, anunciaram formalmente a sua saída da FNLA um total de 420 militantes da entre os quais pouco menos de vinte membros do comité central. Mas o sinal mais forte de quão mal andam as coisas nas hostes de Ngonda é dado com a saída de Eduardo Augusto Nsanda, então membro do Bureau Político e primeiro secretário provincial do Zaire da FNLA, que não só abandonou Lucas Ngonda como arrastou consigo todo o seu gabinete.

    De supetão, Lucas Ngonda vê-se privado de uma importante repreEugênio Mateus sentação partidária na província que é tida como o principal bastião da FNLA.  A circunscrição do Zaire, de onde é natural o líder fundador, Holden Roberto, não nutre qualquer afecto por Ngonda, perceptível no facto de este nunca ter lá ido após à morte do velho nacionalista por estar consciente do desencanto que as bases locais alimentam por ele, o que chega a ser compreensível.

    Muito recentemente, foram noticiadas escaramuças entre partidários de Ngonda e Kabangu, na região, que sinaliza claramente a aversão recíproca recalcada entre prosélitos de um e de outro lado que o acórdão não pôde resolver definitivamente.Entretanto, o partido registou outra saída de vulto, nomeadamente de João Pedro Canga, também membro do Bureau Político, que coordenava a comissão nacional para a fiscalização das finanças e património da FNLA.

    Juntamente com outros 19 membros do comité central, o antigo secretário para a informação do comité provincial da FNLA no Zaire, Domingos Maurício, também abandonou a cúpula deste partido alistando-se na Nova Democracia União Eleitoral.

    Com a visível falta de coesão interna do partido que tem milhares de outros militantes persistentemente a apoiar o herdeiro do carismático Holden Roberto, no caso Ngola Kabangu, cria-se mais um retalho na manta da FNLA que face a intransigência e falta de visão dos seus responsáveis deixa de lado qualquer hipótese de reconciliação.

    O aproximar das eleições deixa assim aquela que é considerada base tradicional de apoio da FNLA numa situação difusa com a entrada em cena destes membros do partido que faziam parte da elite da sua direcção.

    A disputa pelo voto dos indecisos face ao quadro reinante na FNLA, deverá marcar o tom da campanha eleitoral para as próximas eleições gerais de fim de Agosto.

    Fonte: OPAIS

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Rússia vai diminuir produção de petróleo em 470 mil barris diários

    A Rússia vai reduzir a sua produção de petróleo em 471 mil barris por dia no final do segundo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema