O coordenador do grupo de acompanhamento da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) exortou ontem, no Caxito, os comissários provinciais eleitorais do Bengo a serem imparciais.
Paulo Soma, que fez o apelo na cerimónia de posse dos 16 comissários indicados pelos partidos com assento parlamentar – MPLA, UNITA, PRS, FNLA e Nova Democracia – disse esperar deles espírito de entrega, de acordo com os princípios da CNE, e transparência para o êxito do processo eleitoral.
O coordenador pediu aos que ainda não actualizaram os dados eleitorais que o façam rapidamente para poderem participar nas eleições gerais.
O presidente da comissão provincial eleitoral, José Jamba, alertou os comissários para a importância de respeitarem as leis que regem a Comissão Nacional Eleitoiral.
Cabinda
Em Cabinda realizou-se uma cerimónia idêntica na sede da comissão provincial eleitoral, em que esteve presente Manuel Camati, da Comissão Nacional Eleitoral.
Dos comissários que tomaram posse, com base na representatividade parlamentar, nove são do MPLA, três da UNITA, dois do Partido de Renovação Social, um da FNLA e outro da coligação Nova Democracia.
Manuel Camati apelou à responsabilidade dos comissários para o processo decorrer de forma transparente. O presidente da comissão provincial eleitoral de Cabinda, Afonso Ngongo, garantiu aos comissários toda a colaboração pessoal e da instituição.
Lunda-Norte
Na cerimónia de posse dos comissários da Lunda-Norte, realizada no Dundo, Lucas Quilundo, da Comissão Nacional Eleitoral, também lhes pediu que exerçam as funções com responsabilidade. A consolidação da paz e da democracia, sublinhou, depende do empenho e determinação de todos. A contribuição dos comissários, referiu, é fundamental para as próximas eleições decorrerem num clima de harmonia.
Luís Quilundo falou da eficácia na organização que permite aos comissários recolherem sem dificuldade informações sobre a actualização do registo eleitoral e os locais das assembleias de votos. Cerimónias idênticas decorrem no Huambo e no Bié. Nas duas províncias os actos de posse foram presididos pelo coordenador do grupo de acompanhamento da Comissão Nacional Eleitoral para a região, Paulo Soma.
Fonte: JA/Angop