Sexta-feira, Dezembro 1, 2023
10.9 C
Lisboa
More

    Comissão Económica aprova criação da Comissão Nacional de Negociações Comerciais

    A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o Decreto Presidencial que cria a Comissão Nacional de Negociações Comerciais (CNNC), numa sessão orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

    A CNNC é o órgão encarregue de conduzir as negociações comerciais bilaterais e multilaterais em que Angola seja parte e garantir o fortalecimento institucional a nível nacional e sub-regional em matéria de negociações comerciais.

    O comunicado de imprensa, divulgado no final da sessão, refere que com a criação da instituição o Executivo passa a contar com um órgão multissectorial.

    Trata-se de um órgão composto por quadros técnicos especializados e multidisciplinares, capazes de apoiar a participação de Angola na Zona de Comércio Livre da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e na Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

    Na sessão desta terça-feira, foi igualmente aprovado o Relatório de Balanço e as perspectivas para 2023 do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).

    A Comissão Económica aprovou, relativamente ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC), o Relatório de Balanço e Perspectivas para 2023.

    O referido documento apresenta o ponto de situação da operacionalização da linha de financiamento desse programa, em 2022, bem como a proposta de continuidade do mesmo para o presente exercício económico.

    O relatório destaca que, inicialmente, foram disponibilizados 41 mil milhões de kwanzas para financiar mil projectos, sendo 700 (70%) de âmbito empresarial e 300 (30%) inerentes a cooperativas.

    Adianta que a forte procura pelo crédito bancário obrigou a aprovação de um valor adicional de 20 mil milhões de kwanzas, passando a contemplar mil 487 projectos, mantendo-se a proporção anterior de 70% para as empresas e 30% para as cooperativas.

    Agricultura encabeça lista dos projectos

    Em termos sectoriais, a agricultura encabeça a lista dos projectos aprovados com 723, seguida do comércio e distribuição com 463 e da indústria transformadora, com 158, considerando a forte procura de crédito verificada até ao momento, e que se espera vir a aumentar, tendo em conta a falta de alternativas no mercado bancário de fácil acesso e de baixo custo.

    O comunicado assegura que o Executivo vai dar continuidade ao PAC, em 2023, financiando novos projectos de investimento, com vista a intensificar e acelerar o processo de diversificação da economia, em curso no país.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    São Tomé e Príncipe organiza quinto recenseamento até 2025

    Para este quinto recenseamento, foram introduzidas algumas inovações sobretudo na vertente na actualização de dados censitários. Cerca de 600...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema