Sábado, Março 2, 2024
13.7 C
Lisboa
More

    Começa no Egipto o julgamento de Mohamed ElBaradei por traição

    Mohamed ElBaradei. (Foto: EFE/Arquivo)
    Mohamed ElBaradei. (Foto: EFE/Arquivo)

    Cairo – O julgamento do ex-vice-presidente egípcio, Mohamed ElBaradei, acusado de traição e conspiração, começou nesta quinta-feira num tribunal do Cairo à revelia do processado, que se encontra fora do país.

    Fontes judiciais informaram à Agência Efe que o magistrado leu as acusações contra o prêmio Nobel da Paz e ex-diretor do Organismo Internacional para a Energia Atômica, e fixou a próxima audiência para o dia 19 de Outubro.

    Os advogados da defesa e da acusação pediram nesta primeira audiência mais tempo para preparar suas alegações e o comparecimento de testemunhas.

    A denúncia contra ElBaradei foi apresentada pelo advogado e professor de Direito Penal, Al Sayed Atiq, no mês passado, pouco depois que o então vice-presidente renunciou a seu cargo.

    Atiq lhe acusa de conspirar junto aos Estados Unidos contra o Egito e de trair com sua renúncia os grupos que apoiaram sua designação como vice-presidente após o golpe militar do último dia 3 de julho.

    No início de setembro, o procurador-geral egípcio, Hisham Barakat, deu ordens para que se averiguasse dita denúncia.

    ElBaradei renunciou no último dia 14 de agosto por seu desacordo com a repressão contra os manifestantes islamitas partidários do presidente deposto Mohammed Mursi, que nesse dia provocou 600 mortes.

    Pouco depois, ElBaradei viajou para Viena porque, segundo explicou, não se via capaz de assumir a responsabilidade do derramamento de sangue nem de decisões com as quais não estava de acordo.  (efe.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema