A vice-governadora para a área económica da província do Bié, Ana Maria Muvuay, considerou ontem, no município do Kuito, que a entrada em circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) vai ajudar a materialização do projecto de combate à fome e à pobreza no seio das populações, desenvolvido pelo Executivo angolano.
Em declarações à Angop, logo à chegada do comboio experimental à vila do Kunje, a sete quilómetros a leste do Kuito, capital da província do Bié, Ana Maria Muvuay justificou que o restabelecimento da circulação da locomotiva de mercadorias e passageiros do CFB permitirá a troca de mercadorias, assim como o escoamento dos produtos do campo para outras partes do país, a preços acessíveis.
Segundo a responsável, com esta obra do Governo (o comboio) os angolanos estarão mais ligados do ponto-de-vista económico, político e social. Destacou também o contributo das populações e criticou todos os que, de uma ou de outra maneira, tentaram sabotar o trabalho do Executivo, protagonizando roubos de parafusos da linha férrea e de brita. Daí que instou os cidadãos em geral a cuidarem os bens públicos como é o caso das infra-estruturas do caminho-de-ferro.
Segundo a responsável, a chegada do comboio aos municípios do Chinguar, Kunhinga e à própria cidade do Kuito deve ser sinónimo de bastante alegria para a população biena, pois, realçou, grande parte dos seus problemas ficarão resolvidos, particularmente no que toca ao transporte de mercadorias, como fertilizantes, instrumentos agrícolas, materiais de construção, entre outros, a parir do litoral do país.
Outros produtos, frisou, sobretudo do campo, produzidos em grande escala, podem a partir de agora serem levados ao litoral para serem comercializados ou mesmo permutados.
A governante pediu, por outro lado, «a Deus que continue a dar vida e forças ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para que com as suas sábias ideias continue a cumprir com o programa do Estado, levando alegria a todas populações a nível do país». O comboio experimental chegou sábado passado à comuna do Kunje, município do Kuito.
A bordo da locomotiva viajaram entidades do Governo, com destaque para o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, e os governadores do Huambo, Fernando Faustino Muteka, e do Bié, Álvaro Manuel de Boa Vida Neto.
Fonte: Sol