Representantes de 10 países da África Oriental avaliam, a partir de hoje, com as Nações Unidas e organizações regionais e sub-regionais, numa conferência em Addis Abeba, a aplicação da estratégia mundial da ONU contra o terrorismo na sub-região.
Um comunicado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) indica que o encontro “inscreve-se no projecto das Nações Unidas para promover um conhecimento profundo e uma compreensão da estratégia do organismo internacional e tornar a estratégia das Nações Unidas para a luta contra o terrorismo mais adaptada às necessidades particulares dos seus parceiros”.
O encontro, que tem a duração de dois dias, visa “promover uma abordagem integrada de luta contra o terrorismo ao reforçar a compreensão da estratégia no seio dos actores tradicionais e não tradicionais”, indica o documento.
A nota acrescenta que os participantes vão discutir os meios para melhorar a partilha de informações e estimular a rede ao ligar os pontos focais nacionais de luta contra o terrorismo ao nível regional.O programa do encontro abrange aspectos da luta contra o terrorismo que abarcam a região e realça o reforço de capacidades “através de diferentes pilares da estratégia mundial de luta contra o terrorismo, incluindo os módulos relativos à justiça penal, ao Estado de direito e à protecção dos direitos humanos na luta contra o terrorismo”.
Participam no encontro Burundi, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Quénia, Ruanda, Somália, Sudão, Tanzânia, Uganda e parceiros para o reforço das capacidades, designadamente Alemanha, Áustria, Noruega, Suíça, Turquia, Grã-Bretanha e Estados Unidos. No final, os participantes adoptam “um resumo informal” das conclusões e recomendações.
Fonte: Jornal de Angola