Sexta-feira, Maio 3, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Comandante da polícia de Moçambique debaixo de fogo

    A ministra da Justiça moçambicana, Benvinda Levi, repreendeu o comandante-geral da polícia, Jorge Khalau, enquanto a Liga dos Direitos Humanos pediu a sua demissão.

    Isto depois de Khalau se ter recusado a obedecer a ordens de um tribunal para a libertação de polícias alegadamente envolvidos num esquema de corrupção para a entrada de armas em Moçambique.

    As armas seriam usadas para a protecção de navios que operam no Canal de Moçambique.

    O comandante da polícia ordenou a prisão dos agentes afirmando que os regulamentos internos da polícia não se subordinam às ordens judiciais.

    O tribunal mandou libertar os suspeitos por entender que a entrada das armas foi feita legalmente, apesar de reconhecer haver indícios de corrupção na operação.

    O comandante-geral da polícia moçambicana disse à imprensa que a polícia tinha competência para deter os suspeitos, com base num regulamento interno tido por vários juristas como inconstitucional e por isso revogado.

    “Nós conhecemos as leis. Nós não obedecemos a nenhum juiz. Nós tomamos as nossas medidas internas. Agora dizem que (o regulamento) está ultrapassado, muito obrigado. O Código Penal de que ano é? 1886. Só o regulamento da polícia é que está ultrapassado? “, disse o comandante .

    As sua declarações causaram uma onda de protestos com a repreensão pública da ministra da justiça  enquanto a Ordem dos Advogados de Moçambique instou em comunicado o chefe de Estado moçambicano, “na qualidade de Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança” a agir perante o comandante-geral da polícia, lembrando que “não é a primeira vez que o comandante-geral da polícia viola a Constituição”.

    A Liga dos Direitos Humanos exigiu a sua demissão.

    Fonte: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Costa identifica problemas de “ponderação” em Marcelo e prefere ter explicações da PGR em tribunal em vez de no Parlamento

    "Não tenciono fazer comentários." Foi desta forma que António Costa, antigo primeiro-ministro, começou por responder às questões sobre a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema