Pelo menos 850 milhões de kwanzas é o valor global acumulado em divida, de 2011 a Janeiro do ano em curso, de que são devedores parte dos clientes da Empresa de Telefonia fixa Angolana “Angola Telecom” no Cunene.
O facto foi avançado, sexta-feira, à Angop, pelo chefe de divisão comercial da operadora na província, Rufino Chanda, o qual referiu que dos 120 devedores constam, na sua maioria, organismo do Estado, empresas privadas e pessoas singulares, que se furtam de cumprir com os procedimentos contratuais.
“Com esta situação a empresa actualmente vive serias dificuldades, tendo em conta os custos com despesas correntes, manutenção e revisão constante do equipamentos da rede fixa nos seis municípios da região”, sublinhou o responsável.
Quanto à recuperação da divida, Rufino Chanda frisou estar em curso acções para o efeito, quer seja de forma amigável ou coerciva, a primeira mediante a notificação do cliente, por de cartas de cobranças, que obedecem três etapas até a fase compulsiva, junto do tribunal.
Disse ser intenção não levar ninguém à Justiça, em princípio, porque o pagamento das dívidas pode ser feito a prestações.
Angola Telecom é uma empresa pública de telecomunicações e multimédia fundada em 1992. No Cunene controla três mil e 970 clientes.
Fonte: Angop