A Direcção de Viação e Trânsito alerta que os condutores profissionais devem ter um determinado tempo de condução e de descanso
A circulação de viaturas pesadas de longo curso vai passar a ser fiscalizada em breve, através de aparelhos – tacógrafos – que vão permitir controlar o tempo de condução e de descanso dos automobilistas durante a viagem.
O porta-voz da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, inspector chefe Angelino Sarrote, que prestou a informação, disse que a medida está prevista no Código de Estrada e visa diminuir os acidentes viação.
“Os condutores profissionais devem ter um determinando tempo de condução e de descanso”, sublinhou. Através deste mecanismo, a Polícia consegue detectar um condutor cansado, com sonolência e saber a sua condição física.
A eficácia do aparelho está provada internacionalmente e o controlo, feito por via satélite, não é fácil de ser violado.
O aparelho possui um disco-diagrama para registar as informações, que pode conter informação de um dia, uma semana ou outro período, consoante a versão do aparelho.
As versões digitais e mais recentes utilizam smard cards e ajudam a evitar adulterações nos registos.
O aparelho também ajuda a evitar o excesso de velocidade, por registar o andamento durante os trajectos.
FONTE: JA