Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Cimeira sobre Paz e segurança em África foi positiva

    Georges Chikoti, ministro das relações exteriores (ANGOP)
    Georges Chikoti, ministro das relações exteriores (ANGOP)

    Paris – O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, disse que apesar de ter havido muitas observações diferentes, a Conferência Élysée pela Paz e Segurança em África foi positiva, pois todos intervenientes manifestaram o interesse de haver estabilidade no continente africano.

    Ao fazer um balanço dos dois dias de trabalho (6 a 7), o ministro disse que a conferência foi boa.

    “Mesmo que tivesse havido muitos pontos diferente, no fim chegamos a um interesse muito importante para todos, é que todos querem a paz e estabilidade para África” – explicou.

    Realçou o engajamento da França relativamente ao caso do Mali e, agora também, na questão da República Centro Africana, sob beneplácito da resolução 21/27 do Conselho de Segurança da ONU.

    “(…) quer dizer que agora vamos já numa fase de mobilizar forças para a República Centro Africana. A França já tem parte do seu exército ali” – sustentou, Georges Chikoti, explicando ter havido consultas, para que outros países também possam se engajar.

    “Então vai ser uma coordenação entre a França e África para trazer a paz à República Centro Africana” – finalizou

    Por sua vez, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, destacou que a conferência foi útil tendo em conta os temas principais à volta da segurança e paz, economia e desenvolvimento, assim como das alterações climáticas

    No encerramento dos trabalhos, durante uma conferência de imprensa, o presidente da França, François Hollande, confessou ter tido medo que fosse questionado da demora do seu país mandar efectivos militares para intervir na RCA.

    O presidente gaulês respondia à questão sobre as razões que levaram a França a intervir na República Centro Africana.

    Para mim, o problema não é o motivo pelo qual a França interveio na RCA, mas porque razão demorou tanto a mandar tropas para aquele país – argumentou.

    O Presidente François Hollande apegou-se a esta questão porque, na sua óptica, o atraso da intervenção originou o caos naquele país africano, reflectido em mortes. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema