Quarta-feira, Setembro 11, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Cimeira de Seul: lição de Fukushima é mais segurança para o nuclear

    Entre as lições do acidente de Fukushima e a ameaça de um eventual teste atómico norte-coreano, a cimeira sobre a segurança nuclear em Seul terminou com uma declaração de intenções mais do que com uma posição forte.

    Os líderes reunidos acordaram reduzir o material radioativo com fins civis, mas sem pôr em causa o desenvolvimento da energia nuclear, prometendo combater a ameaça do terrorismo atómico.

    O presidente norte-americano Barack Obama lembrou que, “existem ainda demasiados atores negativos em busca destes materiais perigosos, e estes materiais são ainda vulneráveis em muitas áreas do planeta. Ao mesmo tempo bastaria apenas uma ínfima parte destes materiais para matar centenas ou milhares de pessoas inocentes. E não se trata de um exagero, mas da realidade que enfrentamos”.

    Na declaração final da cimeira, os responsáveis de oitenta países comprometem-se a apresentar até 2013 medidas voluntárias para reduzir a utilização de urânio enriquecido.

    Os líderes acordaram também adotar em 2014, durante a próxima cimeira, na Holanda, a convenção internacional que reforça o controlo sob centrais nucleares e materiais radioativos.

    Fonte: Euronews

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Relatório Draghi sobre o futuro da competitividade da UE: diagnóstico económico correcto mas financeiramente inviável

    No seu relatório tão aguardado sobre a competitividade da União Europeia, Mario Draghi , ex-presidente do Banco Central...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema