Sábado, Maio 4, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Cimeira de Bruxelas sem acordo?

    Euronews

    O Partido Popular Europeu não está disposto a abdicar da presidência da Comissão Europeia, deitando por terra a possibilidade de um acordo esta noite na cimeira extraordinária de líderes europeus em Bruxelas.

    O posto mais cobiçado era o do sucessor de Jean-Claude Juncker na liderança da Comissão Europeia e o favoritismo recaía sobre o socialista holandês Frans Timmermans.

    Um nome rejeitado pelos países do Grupo de Visegrado, que inclui a República Checa, cujo primeiro-ministro, Andrej Babis, dizia que Timmermans “não é a pessoa certa para unir a Europa”, por não oferecer um “balanço geográfico”.

    Se o grupo de países de Leste poderia não ser suficiente para bloquear o nome proposto pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, já o PPE detinha as chaves para o sucesso ou não da cimeira. Ora, o primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar, membro do Partido Popular Europeu, já disse que “nenhum dirigente [da formação] aceitou o acordo negociado [à margem da cimeira do G20] em Osaka”. Outro responsável do PPE disse à agência AFP, sob condição de anonimato que “o acordo [em questão] está morto”.

    O PPE reivindica novamente a presidência da Comissão e a nomeação do seu candidato, o alemão Manfred Weber.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema