Sábado, Maio 25, 2024
13 C
Lisboa
More

    Cientistas russos propõem extrair petróleo e gás por meio de laser

    (Foto:  ru.wikipedia.org)
    (Foto: ru.wikipedia.org)

    Cientistas russos inventaram um novo método de produção de petróleo e gás, o que permite extrair cerca de 90% dos minérios. Em vez de perfuração tradicional, serão utilizados raios laser, capazes de penetrar em locais de  difícil acesso. Isto permitirá recuperar as jazidas onde o petróleo não pode ser extraído por métodos antigos.

    O método proposto por cientistas russos não tem análogos. Os projectistas da empresa Beregsustentam ser possível extrair praticamente 100% do petróleo e gás que se encontram em estratos, ao contrário dos 30 e 40% que se produzem hoje, salienta Alexei Gromov, dirigente do departamento de energia do Instituto de Energia e Finanças:

    “A nova tecnologia é sumamente importante para a Rússia, já que o país tem tido problemas relacionados com a elevação do coeficiente de recuperação de petróleo (oil recovery factor). Na Rússia, esse factor não ultrapassa 30-31%, enquanto no mundo atinge os 40%. Nesse contexto, quaisquer inovações tecnológicas que permitam aumentar a produção são muito úteis”.

    O raio laser pode entrar sob o ângulo nas partes do minério inacessíveis nos métodos tradicionais. Isto permite extrair todas as reservas que se consideram esgotáveis. O processo tem mais uma vantagem – a velocidade será aumentada em 3-4 vezes. Claro que, nessa fase, a nova tecnologia deverá ser testada, afirma o director do Fundo de Desenvolvimento Energético, Serguei Pikin:

    “O método, depois de se ser experimentado em laboratório, será testado directamente nas jazidas. Antes de mais, será preciso fazer uma perfuração experimental. Tudo depende da rentabilidade económica do projecto. Conhecemos tecnologias que depois dos testes em laboratórios não podem ser aplicadas na prática por razões técnicas. Creio que em breve estas tecnologias serão testadas com êxito”.

    Os cientistas dos EUA também tinham proposto aplicar métodos semelhantes na indústria extractiva. Mas ao contrário dos métodos russos, eles querem aquecer, mediante o laser, o minério para facilitar a perfuração e diminuir o desgaste dos equipamentos. Além disso, tal tecnologia é apenas um meio para aplicar as verbas disponibilizadas pelo Ministério da Energia dos EUA.

    Os especialistas entrevistados pela Voz da Rússia têm certeza que esta metodologia terá sucesso. Além de eficiência e rapidez, tem mais uma vantagem – não polui o meio ambiente. (ruvr.ru)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que Itália vê a abertura de Ursula von der Leyen para cooperar com Meloni?

    Meios de comunicação social italianos descrevem a declaração da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como ousada,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema