Sábado, Maio 18, 2024
16.3 C
Lisboa
More

    Cidade do Lubango com nova avenida

    O governo provincial da Huíla e a construtora brasileira Andrade Gutierrez-Zagope rubricaram, ontem, um contrato orçado em 830 mil dólares, para um programa de urbanização e ordenamento da cidade do Lubango.
    O programa prevê a construção de uma avenida com o comprimento de cerca de 1,2 quilómetros, que se estende ao longo do rio Mukufi.
    O governador Isaac Maria dos Anjos disse, durante o acto de assinatura do contrato, que o projecto, com um troço de 18 quilómetros, parte do rio Mukufi e atinge o rio Caculuvar e visa ligar a cidade velha do Lubango às novas centralidades da Quilemba e Eywa, atingindo a comuna do Mutundo.
    O governador afirmou que com a execução do programa de urbanização e ordenamento da cidade do Lubango, houve necessidade de se encontrar zonas em que com uma menor intervenção e custo social em termos de demolições fosse possível conectar as novas áreas urbanizadas com a cidade velha.
    As linhas de água, disse, existentes ao longo da cidade, que também são os principais pontos de drenagem com realce para o Mukufi, que se alonga até às linhas da Maunda, Mbambi, Mupana e atingem o Caculuvar, oferecem a possibilidade de efectuar a ligação entre as novas centralidades e a cidade velha.
    A nova avenida vai ter duas lâminas e a primeira fase contempla as imediações da zona onde está o laboratório da Veterinária e passa pelo bairro da Machiqueira, local em que está projectado a construção de uma rotunda com um espelho de água. A segunda fase prevê também a construção de uma rotunda e espelho de água no ponto mais distante do rio Caculuvar, para fazer a conexão com a estrada que dá para a centralidade da Quilemba, assim como para a área perspectivada para albergar os projectos da indústria pesada. No troço da praça João Paulo II-Laureanos, onde a empreitada está a começar, além da estrada para o trânsito normal de ­veículos, projectou-se igualmente a implantação de pequenos espaços de lazer e recreação para as crianças, jardins e outras atracções.
    As obras de recuperação e mudança do aspecto da zona das imediações do rio Mukufi e adiante, no dizer do governador da província da Huíla, Isaac dos Anjos, fazem também parte dum processo ambiental da área, com a construção de sistemas de drenagem da água das chuvas que corre do complexo turístico da Nossa Senhora do Monte para o centro da cidade e tratamento de águas residuais. A criação de condições para drenagem das águas das chuvas e residuais, afirmou, vai permitir melhorar a forma de prevenção de doenças diversas, provocadas na maioria dos casos pelo mosquito, reduzir a velocidade da água que escorre do ponto mais alto do Lubango para o centro, arrastando areia e outros objectos para a cidade.

    Fonte: Jornal de Angola
    Fotografia: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema