O governador da província de Luanda, José Maria dos Santos, conferiu ontem posse ao presidente da Cidade do Kilamba, Joaquim Israel Baltazar de Oliveira Marques, que vai ter a seu cargo a responsabilidade de criar a gestão da nova centralidade, através de um regime organizativo e administrativo específico.
A nova figura de presidente de uma cidade surge em função das novas autarquias criadas em Decreto-Lei, no contexto de um modelo de descentralização administrativa no âmbito do qual não existem administradores. O agora presidente da Cidade do Kilamba disse aos jornalistas que a nova centralidade é uma experiência piloto no impulsionar deste modelo administrativo.
“Vamos criar uma gestão autónoma”, adiantou Joaquim Israel, que será coadjuvado por um vice-presidente e vários chefes de repartição, podendo a estrutura administrativa mudar em função do número de moradores da cidade.
Segundo explicou Joaquim Marques, o modelo de gestão da nova cidade vai ser realizado de acordo com a lei.
“Vamos cobrar taxas normais de condomínio, mas antes da aquisição do imóvel realizaremos um processo de sensibilização dos moradores, para que tenham acesso à regulamentação das normas de convivência. É nossa intenção criar um ambiente saudável para que todos vivam em harmonia”, disse o presidente da Cidade do Kilamba.
Ontem, foram ainda empossados o director provincial de Trânsito, Tráfego e Mobilidade de Luanda, Jorge Bengue Calumbo, e as chefes de repartição de Estudos e Planeamento Urbanístico da Cidade do Kilamba, Epandi Antónia dos Santos Van-Dúnem e Djamila Marisa Kandume Franco, para a gestão urbanística da cidade.
Fonte: Jornal de Angola