A informação foi avançada hoje, pelo administrador municipal adjunto para a Área Técnica e Infra-estruturas, Gaspar Domingos, durante a recepção do primeiro lote composto por 22 contentores metálicos para resíduos sólidos adquirido pelo governo provincial.
De acordo com a fonte, serão adoptados modelos de recolha por proximidade e porta a porta, para a cidade e arredores, com vista a permitir a população a dar destino aos resíduos sólidos que produzem.
Fez saber que a Administração Municipal tem ainda em carteira a aquisição de compactadores para melhorar a recolha de lixo, do ponto de vista qualitativo.
Precisou que um dos grandes objectivos da administração é atingir os bairros periféricos da cidade, devido aos grandes focos de lixo, cuja construção de bases para a colocação dos contentores estão já a ser feitas, visando evitar que as máquinas de recolha de lixo escavem os solos.
“A ideia do governo é acabar com os grandes focos de lixo e com esse plano, haverá pontos de deposição a tempo integral”, disse, tendo apelado aos munícipes a ganhar cultura de depositar o lixo nos contentores.
Anunciou a contratação de mais duas empresas de gestão de resíduos sólidos para a cidade, que se juntarão a outra já existente.