Terça-feira, Julho 23, 2024
25.2 C
Lisboa
More

    Cidadãos revelam desconhecer direitos do consumidor

    A directora do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec), Elsa Bárber, disse (sábado), em Luanda, que o número de cidadãos que desconhecem seus direitos como consumidores é considerável, daí a necessidade de prosseguir com as acções pedagógicas com objectivo de educar, formar e informar.

    A responsável fez essas declarações à Angop, no final de uma palestra sobre direitos dos consumidores dirigida aos cristãos da Paróquia dos Remédios, situada no centro da cidade de Luanda.

    Segundo a gestora, torna-se imperioso o Inadec prosseguir com as acções pedagógicas, pois só com tais iniciativas é possível ter-se consumidores exigentes, formados e informados, bem como pessoas capazes de exigir seus direitos e cumprir com seus deveres.

    Por outro lado, Elsa Bárber disse que os participantes revelaram, durante a palestra, desconhecer seus direitos de garantia, quando adquirem um bem, assim como direitos de informação, isto é, a necessidade do produto ter um rótulo em português para que se conheça o seu conteúdo.

    Acrescentou ainda que os cidadãos manifestaram também certo desconhecimento sobre o direito de devolução, quando se adquire um bem que esteja defeituoso.

    Durante o encontro foram abordados temas como Direito do consumidor à informação (rotulagem dos produtos), Comportamento do consumidor religioso nos eventos religiosos, Crescer saudável e Protecção da criança.

    O evento, destinado aos paroquianos da igreja católica dos Remédios, contou com a presença do padre Apolónio Graciano e de um gestor do Instituto Nacional da Criança (Inac), que ministrou um tema sobre a protecção da criança.

    As palestras junto das instituições religiosas sobre direitos e deveres do consumidor estão inseridas num programa do Inadec que visa consciencializar os crentes em torno dos diversos assuntos ligados à relação de consumo.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema