Domingo, Maio 26, 2024
21.7 C
Lisboa
More

    Chuva faz ultrapassar as margens de rios no norte e centro

    (diariodigital.pt)
    (diariodigital.pt)

    Há problemas em vários rios no norte e centro, desde o Mondego ao Águeda, passando pelo Douro e Ave.

    O Parque da Cidade de Coimbra está inundado e há registo de alguns desabamentos de terras.

    A baixa de Águeda também está inundada e há pelo menos seis pessoas isoladas, mas que não corem qualquer risco, de acordo com as informações dos bombeiros locais à TSF.

    A subida do caudal do Rio Douro, na Régua, já atingiu o cais fluvial e os comerciantes da zona estão a retirar os materiais da lojas, para prevenir estragos.

    A Proteção Civil prevê uma subida de caudal do rio Douro nas próximas horas que pode ir «até um metro acima» do cais fluvial da Régua, onde já foram retirados os bens dos dois estabelecimentos comerciais ali instalados.

    Manuel Saraiva, responsável pela Proteção Civil Municipal de Peso da Régua, disse à agência Lusa que, para as próximas horas, se prevê «algum aumento do caudal».

    Durante a manhã, o rio subiu de forma inesperada. Para atingir esta plataforma o Douro sobe entre «o metro e meio aos dois metros» acima do leito normal.

    Para agravar o estado das coisas, a previsão é que a chuva intensa continue nas próximas horas:

    Segundo a última atualização do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de domingo, devido à agitação marítima, com ondas de noroeste entre cinco e sete metros.

    O aviso laranja, que implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, vigora também para os distritos de Setúbal, Beja e Faro, entre as 06:00 de sábado e a mesma hora de domingo, devido à agitação do mar, com ondas de noroeste entre os cinco e os seis metros.

    Ao longo do dia de hoje e madrugada de sábado, estes distritos estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, devido à agitação do mar, com ondas de noroeste entre quatro e cinco metros.

    O IPMA colocou sob aviso amarelo, que significa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, os distritos de Bragança, Braga, Aveiro, Guarda, Vila Real, Viseu e Coimbra, devido ao vento forte, com rajadas de 100 km/h nas terras altas e 80 km/h nas faixas litorais, entre as 03:00 e as 09:00 de sábado.

    O mesmo aviso vigora para Porto, Viana do Castelo e Leiria, com rajadas de 80 km/h no litoral e 100 km/h nas terras altas, entre as 03:00 e as 12:00 de sábado, e para Lisboa, Setúbal e Beja, entre as 06:00 e as 12:00 de sábado, com rajadas de 80 Km/h no litoral e de 100 km/h no mesmo horário nas terras altas de Portalegre.

    O aviso amarelo foi ainda emitido devido a precipitação, com aguaceiros por vezes fortes de granizo acompanhados de trovoada e rajadas fortes, entre as 0:00 e as 13:00 de sábado, no Porto e Aveiro.

    O mesmo aviso devido à precipitação está também em vigor, no mesmo horário, em Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Viseu, onde acima dos 800 metros, é esperada queda de neve.

    Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, entre as 0:00 e as 13:00 de sábado, devido à queda de neve em cotas acima dos 800 metros. (tsf.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema