Terça-feira, Julho 23, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Christine Lagarde vê 2012 difícil para economia mundial

    A economia mundial deverá se preparar para um ano de 2012 “difícil”. A afirmação é da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde. Para a dirigente, a crise do euro ainda trará desdobramentos negativos, mas ela afirma que a moeda única européia não deve terminar neste ano. A chefe do FMI também diz que os países emergentes não devem ceder à tentação do protecionismo.

    A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, declarou em encontro com a imprensa na África do Sul que o Fundo vai rebaixar as previsões de crescimento para 2012. A última estimativa da instituição apontava um crescimento de 4% para a economia mundial. O atual prognóstico de recessão em alguns países da Europa vai frear o desempenho mundial.

    Os emergentes devem continuar a crescer, mas, para esses países Lagarde também tem um recado. “Esses países que estão longe da zona do euro vão sentir as conseqüências se a crise da Europa não for superada”. O FMI também alerta que os países em desenvolvimento não devem ceder à tentação do protecionismo e devem continuar a respeitar as regras internacionais do jogo.

    O aumento das barreiras protecionistas é uma das grandes preocupações de Lagarde. Ela enfatizou que tentar se fechar e romper os elos comerciais com a Europa não é a solução para evitar um contágio. “Desenvolver o comércio regional é um bom projeto, mas também é bom manter as relações e parcerias com parceiros sólidos”.

    Euro

    Apesar do pessimismo com o panorama econômico, o FMI não vê um final catastrófico para o euro. Lagarde diz não ver o “fim do euro” neste ano. Mas a moeda única continua a sofrer. Nesta sexta-feira, ela atingiu a cotação mais baixa dos últimos 16 meses ante o dólar e a libra esterlina.

     

    Fonte: RFI

    Foto: REUTERS/Phill Magakoe

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA: Onde Kamala Harris se posiciona em relação às alterações climáticas e porque é que isto a torna vulnerável aos ataques de Trump

    A retirada de Joe Biden da corrida presidencial de 2024 — cedendo a semanas de pressão após um debate...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema