Quarta-feira, Maio 29, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Christie’s cancela leilão de esqueleto de Tiranossauro Rex em Hong Kong

    A casa de leilões Christie’s cancelou a venda de um esqueleto de Tiranossauro Rex em Hong Kong, porque seu proprietário decidiu alugá-lo para um museu – informou a empresa nesta segunda-feira (21).

    O esqueleto, de 1.400 quilos e apelidado de “Shen”, seria leiloado a partir de sexta-feira, afirmou a Christie’s, sem informar a estimativa de preço, ou a identidade do vendedor.

    “O proprietário decidiu alugar o espécime para um museu para que o exponha ao público”, disse a casa de leilões em um comunicado.

    Vários paleontólogos criticaram essa venda e também surgiram dúvidas sobre a autenticidade do fóssil.

    “Shen”, que tem 4,6 metros de altura e 12 metros de comprimento, é um macho adulto que viveu há pelo menos 67 milhões de anos. Foi descoberto em 2020 em Montana, nos Estados Unidos.

    De acordo com o jornal The New York Times, os documentos de venda não afirmam claramente que Shen foi reconstituído, parcialmente, com réplicas de ossos procedentes de outro dinossauro. Segundo a mesma fonte, porém, foram observadas semelhanças entre o crânio de “Shen” e o de “Stan”, outro Tiranossauro Rex leiloado em 2020 pela Christie’s por US$ 31,8 milhões.

    Além disso, o detentor dos direitos de propriedade intelectual de “Stan”, o Black Hills Institute of Geological Research, revelou que o dono de “Shen” comprou dele réplicas do esqueleto de seu dinossauro.

    Segundo especialistas, é extremamente raro encontrar um esqueleto completo de dinossauro. Um tiranossauro tem cerca de 380 ossos ao todo, mas, de acordo com a Christie’s, apenas 80 dos que compõem o esqueleto “Shen” são originais.

    Steve Brusatte, um paleontólogo da Universidade de Edimburgo, chamou o projeto de venda “Shen” de “má notícia para a ciência”.

    “É triste que os dinossauros estejam se tornando um item de colecionador para a classe oligárquica”, disse Brusatte à AFP.

    Para o paleontólogo americano Thomas Carr, essas vendas são “indiscutivelmente prejudiciais para a ciência”.

    AFP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: Indícios de escândalo financeiro abalam Administração Geral Tributária

    Processos de investigação criminal na Administração Geral Tributária (AGT) em Angola, com detenções por suspeitas de corrupção na província...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema