Segunda-feira, Abril 15, 2024
23.8 C
Lisboa
More

    China rejeitou ligação do chefe do Pentágono no dia da derrubada do balão

    A China rejeitou no último sábado o pedido dos Estados Unidos para uma chamada entre o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, e seu homólogo Wei Fenghe, no dia em que um avião de combate americano derrubou um balão chinês, anunciou nesta terça-feira (7) o Departamento de Defesa.

    “Imediatamente após tomar medidas para derrubar o balão da RP, o Departamento de Defesa fez uma solicitação de chamada segura” entre Austin e Wei, disse o porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, referindo-se à República Popular da China.

    “Infelizmente, a RPC rejeitou nosso pedido. Nosso compromisso de abrir linhas de comunicação continuará”, acrescentou.

    A China afirma que tratava-se de um balão meteorológico errante sem objetivo militar, mas Washington o classifica como um veículo de espionagem a grande altura.

    No sábado, depois de cruzar o centro dos Estados Unidos e passar por várias instalações militares secretas, o balão se dirigiu para a costa leste, onde um avião de combate o derrubou.

    Austin e Wei se reuniram no Camboja em novembro, quando Washington e Pequim tentavam diminuir a tensão após uma visita de Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes, a Taiwan, o que enfureceu a China.

    Mas o incidente do balão elevou as tensões e levou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a cancelar uma viagem a Pequim.

    Na segunda-feira, o presidente Joe Biden defendeu a decisão de esperar até que o balão tivesse cruzado o país para derrubá-lo e explicou que o Departamento de Defesa concluiu que era melhor fazê-lo sobre a água.

    O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse no mesmo dia que medidas foram tomadas para minimizar a capacidade do balão de coletar informações durante o voo e ainda melhorar a capacidade de recuperar dados desse mecanismo.

    O general Glen VanHerck, chefe do Comando Norte dos Estados Unidos, indicou que um navio da Marinha inspeciona a área para recuperar os restos do balão, que tinha cerca de 60 metros de altura e transportava uma espécie de cesta de mais de uma tonelada.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAFP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Analistas avaliam preço do petróleo após ataque do Irão a Israel

    Os futuros do petróleo quase não foram afetados pelo ataque sem precedentes do Irão a Israel, com os traders...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema