Segunda-feira, Julho 15, 2024
20.2 C
Lisboa
More

    China e União Europeia concordam em manter negociações sobre tarifas de veículos elétricos

    A China e a União Europeia concordaram em iniciar negociações sobre os planos da UE de impor tarifas sobre veículos elétricos importados da China.

    O Ministro do Comércio Chinês Wang Wentao e o Comissário de Comércio da UE Valdis Dombrovskis falaram numa videoconferência no sábado, de acordo com uma declaração do Ministério do Comércio em Pequim. Eles concordaram em começar as negociações, anunciou a Bloomberg.

    No início deste mês, a UE anunciou planos para impor taxas de até 48% sobre veículos elétricos enviados da China a partir de julho, alimentando tensões comerciais com a nação asiática. O bloco abriu uma série de investigações sobre a China, citando práticas comerciais desleais, como subsídios estatais massivos, levando Pequim a retaliar com uma campanha crescente de ameaças visando produtos europeus.

    As consultas ocorrem enquanto o vice-chanceler da Alemanha, Robert Habeck, faz uma visita à China. Habeck se encontrou com Wang no sábado e reiterou a disposição da Europa de manter discussões sobre as tarifas.

    “É preciso ter muito cuidado agora, este é um primeiro passo e muitos outros serão necessários”, disse Habeck aos repórteres em Xangai após o anúncio das negociações UE-China. “Mas pelo menos este é um primeiro passo que não era possível antes. É por isso que esta noite é uma boa noite se quisermos tentar manter um campo de jogo nivelado e evitar uma guerra tarifária.”

    A ligação entre Dombrovskis e Wang foi “sincera e construtiva” e ambos os lados concordaram em “se envolver com base em fatos e em total respeito às regras da OMC”, disse um porta-voz da Comissão Europeia. Bruxelas e Pequim continuarão as negociações em todos os níveis nas próximas semanas e qualquer resultado negociado para sua investigação deve ser “eficaz para lidar com o subsídio prejudicial”, acrescentou.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema