Sábado, Fevereiro 24, 2024
12.8 C
Lisboa
More

    China disposta a cooperar com os Estados Unidos, diz Xi, na perspectiva de se reunir com Biden em novembro

    O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira que a China está disposta a cooperar com os Estados Unidos enquanto ambos os lados administram as suas diferenças e trabalham juntos para responder aos desafios globais, de acordo com a mídia estatal chinesa.

    Se os Estados Unidos e a China conseguirão ou não estabelecer a forma “certa” de convivência seria crucial para o mundo, disse Xi numa carta entregue num jantar anual do Comité Nacional para as Relações Estados Unidos-China, com sede em Nova Iorque.

    O apelo de Xi por laços bilaterais mais estáveis, que, segundo ele, deveriam ser construídos sobre os princípios de “respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação”, surge antes de uma visita importante do ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, a Washington no final desta semana.

    A viagem de quinta a sábado do principal diplomata chinês será o compromisso pessoal de mais alto nível antes de uma esperada reunião entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e Xi, em São Francisco, na cimeira de Novembro da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC).

    Vários altos funcionários dos EUA, incluindo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reuniram-se com os seus homólogos chineses em Pequim neste verão.

    A principal prioridade de Washington tem sido garantir que a intensa concorrência entre as duas maiores economias do mundo e que as suas divergências sobre uma série de questões, desde o comércio com Taiwan e o Mar da China Meridional, não se transformem em conflito.

    “Os observadores chineses acreditam que a visita (de Wang) abrirá caminho para um possível encontro entre os chefes dos dois Estados, mas acrescentaram que Washington precisa de fazer esforços concretos para abordar as preocupações de Pequim e mostrar a sua sinceridade”, disse o Global Times, controlado pelo Estado chinês.

    Publicidade

    spot_img
    FonteReuters

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Lula repete que governo israelense comete genocídio em Gaza e defende criação de Estado palestino

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dobrou a aposta e reafirmou nesta sexta-feira que o governo de Israel...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema