Domingo, Maio 26, 2024
17.1 C
Lisboa
More

    China alerta Filipinas a não “brincar com fogo” após comentários do presidente sobre Taiwan

    A China convocou o embaixador das Filipinas na terça-feira e advertiu o país a “não brincar com fogo” depois que o presidente Ferdinand Marcos Jr parabenizou o presidente eleito de Taiwan, Lai Ching-te, por sua vitória eleitoral.

    A China ficou “fortemente insatisfeita e se opõe resolutamente a essas falas”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, referindo-se ao fato de Marcos ter parabenizado Lai na segunda-feira por ter vencido a eleição de Taiwan e ter se referido a ele como seu próximo presidente.

    “Os comentários do presidente Marcos constituem uma grave violação do princípio de uma só China e (…) uma grave violação dos compromissos políticos assumidos pelas Filipinas com o lado chinês, e uma interferência grosseira nos assuntos internos da China”, afirmou a porta-voz Mao Ning.

    “A China apresentou um forte protesto às Filipinas” e convocou seu embaixador “para dar à China uma explicação responsável”, disse Mao.

    “Sugerimos que o presidente Marcos leia mais livros para compreender adequadamente os meandros da questão de Taiwan, de modo a tirar as conclusões corretas.”

    O Ministério das Relações Exteriores das Filipinas reafirmou em um comunicado na terça-feira a “política de uma só China” do país e disse que a mensagem de Marcos pretendia reconhecer os “interesses mútuos” das Filipinas e de Taiwan, incluindo 200.000 trabalhadores filipinos na ilha democraticamente governada.

    Solicitado pela Reuters a comentar sobre a convocação do enviado filipino por Pequim e a repreensão da China, o gabinete de Marcos reiterou a declaração anterior sobre a “política de uma só China”.

    A fúria de Pequim em relação às falas é a mais recente em uma sucessão de confrontos entre as Filipinas e a China, que ocorrem no momento em que Manila reforça os laços com os Estados Unidos, incluindo a expansão de um acordo sobre o uso de suas bases militares por Washington.

    Por Mikhail Flores em Manila e Andrew Hayley em Pequim

    Publicidade

    spot_img
    FonteREUTERS

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Anora de Sean Baker vence Palma de Ouro em Cannes. Miguel Gomes recebe Melhor Realização com Grand Tour

    O realizador norte-americano recebeu o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes pelo qual "trabalhou toda...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema