Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Chefes dos Estado Maiores e dos Serviços de Inteligência dos Grandes Lagos analisam situação na região

    Chefe de Estado maior Geraldo Sachipengo ´Nunda` (ANGOP)
    Chefe de Estado maior Geraldo Sachipengo ´Nunda` (ANGOP)

    Os Chefes dos Estado Maiores e dos Serviços de Inteligência dos países membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) reúnem-se hoje, sexta-feira, em Luanda, para análise da situação na região no quadro da preparação da V Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da organização que a capital angolana acolhe de 10 a 15 do corrente.

    Na capital angolana encontram-se já representantes de distintas delegação à reunião, que será presidida, no sábado, pelo encontro dos ministros da Defesa e dos Coordenadores Nacionais, este último no domingo e segunda (12 e 13), enquanto que para terça-feira (14) está prevista a reunião do Comité Interministerial Regional.

    As lideranças da região são aguardadas ao início da noite de terça-feira em Angola, este país que se prevê neste encontro assuma a presidência da organização.

    Na manhã de quarta-feira (15), o Centro de Convenções de Talatona, a sul de Luanda, será o palco das discussões das lideranças da região sobre a situação de paz e segurança na região e os caminhos para o seu desenvolvimento.

    A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

    O secretariado executivo foi inaugurado em Maio de 2007, em Bujumbura, e tem a função de coordenar, facilitar e assegurar a implementação do pacto para criar as condições de paz, segurança, estabilidade política e desenvolvimento na região dos Grandes Lagos.

    O actual secretário executivo é de nacionalidade congolês democrático, eleito em Dezembro de 2011, e a presidência da CIRGL está com o Uganda desde 2011 que se encontra em final de mandato.

    A CIRGL integra 12 estados, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema