Segunda-feira, Março 4, 2024
12.4 C
Lisboa
More

    Chefes de Estado africanos fazem ultimato de 72 horas à Guiné-Bissau

    Os chefes de Estado da África Ocidental decidiram, ontem, o envio de um contingente militar para a Guiné-Bissau e um ultimato de 72 horas aos golpistas para se submeterem às exigências feitas, sob pena de sanções.

    Segundo a AFP, Ao abrir a cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, exigiu que os responsáveis pelo golpe de Estado, realizado no dia 12 de abril, se “retirem” para que se possa avançar “rapidamente” com a transição.

    No comunicado final da reunião, os dirigentes da CEDEAO solicitam à Comissão da CEDEAO que prepare, “com feito imediato, um contingente” da força militar regional para ser enviada para a Guiné-Bissau.

    Garantem ainda que se o Comando Militar (a junta) não se submeter às exigências, “nas próximas 72 horas”, a Comunidade “imporá com efeito imediato sanções dirigidas aos membros do Comando Militar e seus colaboradores, bem como sanções diplomáticas, económicas e financeiras à Guiné-Bissau, sem excluir processos no TPI” (Tribunal Penal Internacional).

    Os presidentes da África Ocidental decidiram também o envio de forças militares para o Norte do Mali, controlado desde há um mês por diversos grupos armados.

    Decidiram enviar 500 a 600 militares para a Guiné-Bissau e três mil para o Mali, para “estabilizar” a transição nestes países desestabilizados por crises politico-militares, noticia a AFP.

    FONTE: Jornal de Notícias

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema