Sábado, Junho 15, 2024
15.4 C
Lisboa
More

    Chefe de Estado de Angola convidado a visitar Portugal

    O Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, convidou o Chefe do Executivo, José Edauardo dos Santos, a visitar aquele país ainda este ano. O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, fez a entrega ao Presidente da República e Chefe do Executivo de uma mensagem do Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho.
    Uma “mensagem calorosa”, disse Paulo Portas, que confirma que “a relação entre Angola e Portugal é um dado permanente, uma prioridade relevante na estratégia diplomática dos dois países”, que “beneficia mutuamente as duas sociedades”.
    O ministro luso frisou que se trata de uma relação entre “Estados igualmente soberanos e tem aspectos económicos, culturais, institucionais e estratégicos, extremamente importantes”.
    A audiência concedida pelo Presidente José Eduardo dos Santos, referiu, foi uma oportunidade para reafirmar a importância de Angola na política externa portuguesa.
    “Reafirmei ao Presidente José Eduardo dos Santos como para Portugal este relacionamento com Angola e com os angolanos é uma prioridade da política externa, assumido pela generalidade das instituições no meu país, e que vemos a relação entre Portugal e Angola como um caminho que tem dois sentidos, de Lisboa para Luanda, mas também de Luanda para Lisboa”, sublinhou.
    O chefe da diplomacia portuguesa realçou o facto de existirem muitas empresas e inúmeros quadros e trabalhadores portugueses a contribuírem para o desenvolvimento de Angola, e também a existência de grandes investimentos angolanos em Portugal. “Quando as relações económicas são mutuamente vantajosas constituem verdadeiras parcerias estratégicas, beneficiam os dois Estados e sobretudo as duas sociedades”, defendeu. Paulo Portas adiantou que na reunião com o ministro Chikoti, antes de ir à Cidade Alta, foram dados passos importantes no estreitamento das relações entre os dois países. “Nós somos pessoas que querem resolver problemas, e transformar a relação entre Angola e Portugal ainda mais numa relação com oportunidades”, disse Portas, acrescentando que “quando dois países têm uma relação tão próxima e tão intensa, obviamente, há cada vez mais assuntos a tratar, cada vez mais oportunidades a explorar e também, às vezes, assuntos a decidir”.
    Disse que o ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e o Ministério das Relações Exteriores de Angola “estão empenhados em dar um salto em frente” na questão dos vistos. O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, reconheceu que as relações “são excelentes”.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Número de falências na Alemanha dispara

    No primeiro trimestre de 2024, 5.209 empresas declararam falência na Alemanha, segundo o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis) –...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema